Views: 0
“Hanseatic Inspiration” estabelece novo máximo na ilha do Pico
A aposta que a Portos dos Açores, S.A. tem vindo a diligenciar no segmento dos navios de cruzeiros de expedição, tem-se revelado crucial para a tão desejada retoma da atividade desta ‘indústria’ na Região Autónoma dos Açores.
De facto, as quase cinquenta escalas já concretizadas por aqueles navios em 2021 no nosso arquipélago, revelaram que, além da notoriedade e segurança do destino, os vários portos açorianos proporcionam não só uma diversidade de opções como também uma fundamental complementaridade, principalmente quando as condições atmosféricas são menos favoráveis.
Inicialmente agendado para o fundeadouro do Porto das Lajes do Pico, e uma vez que a agitação marítima não favorecia escala a sul da ilha maior, foi, em alternativa, preparada a possibilidade deste navio da Hapag Lloyd Cruises rumar a norte e atracar no Porto de São Roque do Pico.
Condições reunidas, com colaboração da equipa da Portos dos Açores, S.A. (além do Delegado de Ilha, Paulo Freitas, que coordenou toda a operação, aqui fica o registo do grupo, em foto, constituído por Aires Machado, Hélder Garcia, Tiago Serpa, chefe de cais e Jorge Monteiro, piloto), bem como do comandante do navio, agentes de navegação e autoridade marítima e foi estabelecido um novo máximo: o “Hanseatic Inspiration”, com 138,77 metros de comprimento de fora-a-fora, 22,29 metros de ‘boca’ e 16100 toneladas de arqueação bruta, torna-se, assim, até à data, o maior navio a atracar na ilha do Pico.
PA, SA
Paulo Freitas, Jorge Monteiro e Tiago Serpa
Like
Comment
Share