nada se aprende com o vulcão?

Views: 0

Cumbre Vieja
O vulcão de La Palma está vivo. Até agora, um pouco mais de 100 casas destruídas, 5.000 pessoas deslocadas, uma “Guardia Civil” competente e lesta no salvamento de pessoas e animais.
Uma nota de interrogação no referente ao conhecimento da Geologia do lugar, e a irresponsabilidade da construção civil perto do vulcão. Até este momento não há vítimas humanas, mas decerto muitos animais pereceram.
Apreensiva. Há estudos que formulam hipótese de tsunami, se uma parte do magma solidificado tomba no mar. Se tal acontecer algumas zonas litorais da Madeira estarão em perigo. O mais provável é, caso o vento mude de direcção, a fuligem chegue cá. Afinal, daqui a La Palma é o mesmo que daqui à costa marroquina, e em dias de leste, somos brindados com areia do deserto que nos “pinta” os carros e telhados…
O homem ainda não aprendeu a viver consoante os desígnios da Natureza.
Cem casas destruídas numa ilha tão pequena é assustador.
Não tenho know-how nesta matéria, mas aprendi que os vulcões da Madeira estão extintos. Parece que a Madeira é muito mais velha. Não sei até que ponto será verdade isso. No Paúl da Serra, são ainda visíveis os resquícios geológicos de um vulcão antigo. O planeta está vivo. “E nada há que a seu calor se furte”.
vm

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.