Agradecimentos e conclusões 34º colóquio 10-11 junho 2021 PDL

Views: 0

 

 

Agradecimentos e conclusões

34º colóquio 10-11 junho 2021 PDL

 

  1. Este colóquio teve de ser encurtado, de novo, em mais um dias (dia 12) devido às normas da pandemia. Graças à extraordinária e rápida ação da Carolina Cordeiro e Pedro Paulo Câmara foi possível reequacionar todo o evento em poucos minutos. Agradece-se a todos os autores que prescindiram das suas atuações para que isso fosse possível
  2. NA SESSÃO DE ABERTURA (onde pela primeira vez esteve presente um Presidente do GRA), o Dr José Manuel Bolieiro salientou o “mundo sem geografia” que é a Lusofonia. O Presidente do Governo deixou uma saudação a todos os lusófonos, “seja qual for o vocábulo que de forma específica possam utilizar na língua”.O Governo dos Açores, prosseguiu, “estará ao lado” da AICL para “todas as realizações de futuro”, asseverou ainda o Presidente do Governo. Iniciativas como esta “valem pela qualidade que representam” na literatura e também na “identidade lusófona”, até porque “transportam para o presente todo o legado poético” e “inspiram novas gerações a darem valor e a conheceram aqueles que deram raiz à Açorianidade, Portugalidade e Lusofonia”. José Manuel Bolieiro elogiou ainda a “resiliência” da AICL, presidida por Chrys Chrystello, elogiando ainda a “simbólica data” de arranque do colóquio deste ano e o “inspirador lugar” do mesmo: o Centro de Estudos Natália Correia, na Fajã de Baixo.
  3. A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, e a Associação Internacional de Colóquios da Lusofonia (AICL), presidida por Chrys Chrystello, assinaram na sessão de abertura um memorando de entendimento para a organização, em 2022, do 36.º Colóquio da Lusofonia em Ponta Delgada. Maria José Lemos Duarte, na sessão de homenagem ao professor catedrático da Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos da América, para onde emigrou na década de 70, notou que Onésimo, “onde quer que escreva, onde quer que fale, é dos Açores e pelos açorianos”, e pela “sua irrepreensível participação na vida pública, que nos orgulha, valoriza e enriquece”, expressando votos para que a “lucidez e a coragem” do escritor, um “profundo e desassombrado conhecedor de Portugal”, possam “continuar a inspirar-nos a todos”. A Presidente renovou ainda o seu “mais profundo agradecimento” a Onésimo Teotónio Almeida por ter aceite o seu convite para integrar, enquanto presidente da Comissão de Honra, a candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 – Azores 2027, promovida pela Câmara de Ponta Delgada, “na firme certeza do seu contributo para a valorização e a defesa nacional e internacional desta candidatura, como é seu apanágio quando se trata de encorajar o sucesso dos Açores”, disse. A homenagem a Onésimo Teotónio Almeida contou também com as intervenções de Chrys Chrystello, Urbano Bettencourt, Vamberto Freitas, Maria João Ruivo e José Andrade, Diretor Regional das Comunidades.
  4. Estamos imensamente gratos pelas presenças da Secretária regional da Educação (Dra. Sofia Ribeiro) que interveio na sessão de educação e do Diretor regional das Comunidades (Dr José Andrade) que fez uma alocução elegíaca na sessão de homenagem a Onésimo T de Almeida e pela presença da Vereadora da Cultura de Vila Franca do Campo, Dra. Nélia Guimarães.)
  5. Neste evento a Câmara de Belmonte firmou o protocolo de adesão de Ponta Delgada à Rede das Judiarias e entregou pó dos sarcófagos de Gonçalo Velho Cabral e de seu sobrinho Pedro Álvares Cabral à Escola do Mar do Colégio do Castanheiro em antecipação dos 600 anos da chegada aos Açores (2027) fortalecendo de forma indelével os laços que unem Belmonte e Ponta Delgada, com a hipótese de se tornarem cidades irmãs, depois da sua geminação.
  6. Luís Filipe e Alexandre Borges irão ser adicionados à próxima antologia da AICL com 16 jovens autores açorianos
  7. Agradecemos a oportuna Mostra de Livros da Letras Lavadas que edita ou editou todos os autores presentes neste colóquio.
  8. A coorganização do evento a cargo da Câmara decorreu de forma exemplar, com uma invulgar eficiência e prontidão e além do envolvimento pessoal da Senhora Presidente, queremos deixar o nosso agradecimento à sua equipa (Dra. Luísa Silva, Dr José de Mello, Dra. Luísa Margarida Pimentel, André Borges, Nuno Engrácio e os condutores de serviço) bem como á equipa técnica que nos acompanhou na conceção e realização do evento e sua transmissão (Tiago Rosas, Pedro Cimbron, Bruno Duarte e seus colaboradores)
  9. Por último resta-me agradecer a todos os oradores a sua disponibilidade para se ajustarem ao corte de um dia na programação, mas que nos permitiu realizar, com sucesso, este evento, o primeiro com participação presencial desde o 32º na Graciosa em outº 2019, e que foi transmitido em três plataformas digitais para todo o mundo. A homenagem ao Onésimo, o lançamento do último livro do mestre Eduíno de Jesus, a sessão da educação, as sessões de poesia, e as participações do Eng.º Joaquim Feliciano da Costa (EMPDS Belmonte) do Professor Félix Rodrigues, Vamberto Freitas, Urbano Bettencourt, Sérgio Rezendes, Luís Filipe Borges, Aníbal Pires, Conceição Medeiros, Helena Chrystello, José Andrade, José de Almeida Mello, Rolf Kemmler, Pedro Almeida Maia, Maria João Ruivo, Carolina Cordeiro, Pedro Paulo Câmara foram essenciais para esse sucesso. Agradecemos ainda as gentis palavras do Vereador da Cultura, Dr Paulo Mendes na sessão de encerramento, com a oferta da Câmara de nos ajudar a apresentar uma imagem mais profissional do nosso portal e páginas dos colóquios. Uma última nota de agradecimento ao Trio Origens (Rafael e César Carvalho com Carolina Constância), Ana Paula Andrade com um quarteto vocal e com o jovem tocador de flauta belmontense, António Costa, foram momentos a recordar. Por esta e outras razões pandémicas o 34º colóquio será recordado ficando em todos a ansiedade pelo 36º que se espera possa ocorrer sem limitações e uma participação alargada de oradores e participantes presenciais. Nos próximos dias iremos disponibilizar o acervo fotográfico e filmográfico do evento. Bem hajam todos os que nos ajudaram a realizar este 34º colóquio e até para o ano Ponta Delgada.