mau tempo nos açores, o anticiclone fugiu para sul

Views: 0

“Vamos ter de respirar pelas guelras”, era assim que o meu pai nos avisava quando o estado do tempo se assemelhava ao que nos espera a partir de hoje e durante toda a próxima semana, com pausas no domingo, até ao fim da tarde, e na quarta feira.
Tudo isto se deve ao posicionamento desfavorável do “nosso” anticiclone, presentemente localizado a sueste do Açores, cujo núcleo se encontra centrado no arquipélago da Madeira, o que proporcionará um período alargado de bom tempo para os nossos irmãos madeirenses.
Nós, pelo contrário, ficaremos desprotegidos em relação aos efeitos da aproximação e da passagem de vários sistemas frontais associados a uma série de depressões que evoluirão a norte do arquipélago nos próximos dias, causando precipitação, por vezes abundante, humidade relativa da ordem dos 100% e vento bonançoso a moderado de SO, podendo ser fresco/muito fresco do quadrante Sul de terça a quinta-feira (rajada máx. 95 km/h).
A única consequência positiva da evolução prevista, merecedora de relevo, refere-se à temperatura atmosférica que se manterá amena e estável (média 16º C, com amplitude térmica quase nula).
Felizmente, no domingo haverá um período suficientemente longo sem precipitação, assim facilitando a participação dos cidadãos no acto eleitoral.
Votos de um bom fim de semana para tod@s!
+3
19 comments
7 shares
Like

Share