alunos, covid e fuga de responsabilidade do estado

Views: 0

Filipa Vala
11 h ·
tive hoje a reunião (online) com o diretor da escola (pública) do Gui por causa das novas normas para o funcionamento das aulas. há cenas de prevenção que a escola teve e tem que implementar – como remover os cacifos dos alunos e as mesas, cadeiras e bancos dos corredores e espaços comuns, proibir o consumo de almoços vindos de casa na escola, acabar com os intervalos, etc – para que os alunos não se possam “aglomerar”.
devo dizer que este excesso de zelo me parece totalmente idiota em face da ausência de medidas cujo impacto na propagação seria óbvio, nomeadamente, reduzir o nr de alunos por turma e aproveitar para reduzir a idade média dos profs. e funcionários.
o critério utilizado pelo governo parece-me ser simples: tudo aquilo que coloque a responsabilidade, transfira a dificuldades e o trabalho para as escolas, profs., funcionários, famílias e alunos, está a ser feito; tudo aquilo que o Estado poderia e deveria assumir como responsabilidade sua – e que teve 8 meses para planear e por em prática – e que ainda por cima melhorariam o sistema público de educação… nada.

Image may contain: sky, night, cloud and outdoor