TOMÁS QUENTAL, A N SRA DE FÁTIMA NEM SEMPRE ESTÁ DE SERVIÇO

Views: 0

Cuidado com o facilitismo!

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu no sábado que as celebrações do 13 de Maio, em Fátima, são “uma possibilidade”, desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias.
Olhem só para esta! Depois de terem autorizado a CGTP a celebrar Dia do Trabalhador, 1º de Maio, em Lisboa, com centenas ou mesmo milhares de pessoas, é óbvio que não podem proibir uma previsível concentração em Fátima.
De resto, o Governo dá-se muito bem com a CGTP tirando alguns “arrufos” e dá-se muito bem também com o Patriarcado de Lisboa, como se tem visto.
Até aqui tudo bem, não vem qualquer mal ao país, bem pelo contrário. A convivência social e institucional entre todos é saudável e fortalece o regime democrático. O único problema é se essas concentrações com centenas ou mesmo milhares de pessoas cumprem a sério – a sério, repito – todos os requisitos indispensáveis contra a pandemia, porque podemos estar a resvalar para o facilitismo, com consequências imprevisíveis e mesmo perigosas. Portanto, cuidado com o facilitismo!
A CGTP não nos protege do coronavírus e Nossa Senhora de Fátima não sei se está sempre de “serviço”…