inculta: ontem era tarde para demitirem a ministra

Views: 0

NA MOUCHE! MINISTRA DA CULTURA DÁ À TV FEST UM MILHÃO DE EUROS.

Muito bem, Tiago! Parabéns! Excelente artigo de opinião.

“A Senhora Ministra da Cultura de Portugal e a RTP acabaram de anunciar a criação de um Festival de Música Portuguesa, com o objectivo de apoiar os artistas portugueses nesta fase de crise gerada pela Covid-19.

Neste «Tv Fest», como foi apelidado, aquelas entidades públicas irão investir um milhão de euros para pagar aos artistas e técnicos que participarão em concertos diários emitidos pelo canal 444 e pela RTP Play.

Segundo o Ministério da Cultura, «o objectivo [do Tv Fest] é criar uma corrente entre os músicos, entre os artistas».

A «cadeia» solidária de um milhão de euros do erário público irá ser assim ser encetada (pasme-se!) por mera recomendação de 4 músicos, aqueles que começarão por beneficiar daquele investimento público literalmente milionário.

Os 4 músicos escolhidos pela Senhora Ministra e pela RTP foram Rita Guerra, Fernando Tordo, Marisa Liz e Ricardo Ribeiro. A lógica desta «corrente entre músicos», segundo a Senhora Ministra, é a seguinte: «a Rita Guerra escolhe o próximo, o próximo escolhe o próximo…», a fim de «criar uma cadeia entre os próprios artistas para fazer este festival na TV».

Ou seja, aparentemente, para a Senhora Ministra e para a RTP, os músicos / artistas portugueses resumem-se àqueles que estão associados à chamada «música ligeira», incluindo o fado.

Por que razão é que neste grupo de 4 magníficos não há representantes da chamada «música clássica», de «jazz» e de outros géneros musicais? E por que razão os artistas de teatro e de outras formas de arte não podem beneficiar igualmente de um apoio de 1 milhão do Estado português?

Quais terão sido os critérios de escolha destes 4 músicos que irão não só beneficiar deste apoio do Estado de 1 milhão de euros, mas também desencadeá-lo? Quem serão os amigos que eles irão escolher para dar continuidade à tal «corrente entre artistas» (seja lá o que isso for)? (…)” Tiago Nunes

A Senhora Ministra da Cultura de Portugal e a RTP acabaram de anunciar a criação de um Festival de Música Portuguesa, com o objectivo de apoiar os artistas portugueses nesta fase de crise gerada pela Covid-19.

 

A Senhora Ministra da Cultura de Portugal e a RTP acabaram de anunciar a criação de um Festival de Música Portuguesa, com o objectivo de apoiar os artistas portugueses nesta fase de crise gerada pela Covid-19.
Comments

Um comentário em “inculta: ontem era tarde para demitirem a ministra

  1. Ana Franco

    PENSEI QUE ESTAVAM A BRINCAR.
    ESTÃO LOUCOS ALÉM DE INCOMPETÊNCIA!!!

Os comentários estão fechados.