Views: 0
“Será perfeitamente normal se o vírus aparecer e desaparecer e durar um ano ou dois.” A previsão é de Zhang Wenhong, um dos principais especialistas da China em doenças infecciosas. O médico falava sobre a Europa durante uma videoconferência organizada pelo consulado chinês de Düsseldorf, Alemanha. “Digo-vos, desde já: esqueçam a ideia de que a pandemia na Europa vai acabar num futuro próximo.”
O virologista é líder da equipa de especialistas clínicos em Covid-19 de Xangai e tornou-se popular na China pela abordagem franca que tem feito sobre a pandemia e pelo seu discurso pouco suave. “Para resolver este surto num curto período de tempo, era necessário medidas extremamente radicais”, defendeu. E essas, na sua opinião, passariam por cancelar tudo, parar tudo, no mundo inteiro, durante um mês.
“Se pelo menos o mundo pudesse parar de se mover durante quatro semanas, a pandemia seria travada”, disse o médico, citado pelo South China Morning Post. “Mas não consigo imaginar que seja possível uma paragem total global. Nem na Alemanha, nem na Europa.