599. Obrigado HDES

Views: 16

599. Obrigado HDES, 12.7.2025

Há semanas tive de recorrer ao 112 pela primeira vez para me transportar e à minha infeção urinária para o HDES modular. Um dos bombeiros fora aluno da minha mulher e o outro lia regularmente o jornal onde publico estas crónicas.

Estive dois dias nas urgências até detetarem a bateria que me infetava o sangue na sépsis que tive e me recambiarem para o velho edifício do HDES. Enquanto estive nas urgências assisti a dezenas de entradas e saídas de doentes e fiquei com a sensação de que se os Centros de Saúde tivessem equipamentos e pessoal, nem metade dos casos viria para aqui (opinião de leigo). Outra coisa que me impressionou foi a quantidade de doentes com demência (quase sempre desacompanhados de membros do núcleo familiar). Chegou a parecer uma cena de um filme dos anos 60!

Fui transferido ao fim do segundo dia para a Enfermaria 1, onde, por coincidência, o turno em serviço era todo da Pneumologia e tinha assistido aos últimos dias da minha mulher, pelo que me senti acarinhado por caras familiares.

Durante a semana e meia que ali passei, cuidado por médicas, enfermeiras (a maioria muito jovem) e pessoal auxiliar, de forma exemplar o que mais me chamou a atenção foi a paciência de todo o pessoal para com os doentes com demência e as suas constantes exigências.

Sei que o HDES tem muitos problemas, deficiências, equipamento decrépito, mas mais uma vez ali fui bem tratado de forma gratuita graças ao deficitário SRS, o que contraria as opiniões negativas que se encontram diariamente nos meios de comunicação e ciberespaço.

 

Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.