Osvaldo José Vieira Cabral · Um governo à imagem de Bolieiro

Views: 1

Um governo à imagem de Bolieiro
O novo governo, apresentado sexta-feira, é um governo à imagem e semelhança de José Manuel Bolieiro.
Com um perfil não surpreendente, quase low profile, pelo menos aparentemente, não parecendo um governo de combate no seu todo, mas antes circunscrito às condições de uma coligação de três partidos.
É uma experiência nova na nossa Autonomia. Nunca tivemos um governo tão fragmentado ideologicamente, mas da sua coesão interna vai depender muito o seu sucesso.
Vai ser o governo regional mais escrutinado de sempre, porquanto será vigiado pela oposição, mas também pelos próprios partidos que o apoiam, sobretudo os dois com quem possui apenas acordos parlamentares.
Vai ser também muito seguido pela classe política nacional e restantes portugueses, como laboratório para outras experiências de coligação que possam ocorrer, à direita, em Lisboa.
Notoriamente, há neste primeiro governo do Dr. Bolieiro uma preocupação em rodear-se de um núcleo com forte pendor político, numa mistura de algumas personalidades com alguma experiência política e governativa com outros menos experientes politicamente, mas com perfis profissionais inquestionáveis.
O seu núcleo mais estratégico está nas pastas mais importantes, como é o caso de Artur Lima na Vice-Presidência, Bastos e Silva nas Finanças, Clélio Meneses na Saúde, Duarte Freitas no Emprego e Pedro Faria e Castro a fazer a ligação com o parlamento, onde o líder parlamentar do PSD, Pedro Nascimento Cabral, terá também um papel preponderante na ligação com os outros partidos apoiantes.
É deste núcleo duro que sairá certamente as grandes linhas estratégicas do novo governo, sendo certo que, pelo menos no primeiro ano, estará focado apenas em dois assuntos: pandemia e economia.
Clélio Meneses é o governante com menos tempo para se manter em “estado de graça”, porquanto vai ter que iniciar de imediato um desafio impopular, que é tomar medidas duras para combater a pandemia, mais ou menos descontrolada na região, a par com a desorganização em todo o sistema de saúde.
Terá de se rodear de uma forte componente técnica e científica de colaboradores especialistas em várias áreas, com uma Autoridade de Saúde mais abrangente e credível tecnicamente.
Bastos e Silva será o outro governante sem tempo de espera.
A recuperação económica e a gestão das finanças públicas nesta crise sanitária é uma tarefa complicada, dependendo muito dos ventos de sorte que virão do exterior.
Este governo vai instalar-se primeiro, conhecer os cantos à casa, nomear os seus colaboradores mais próximos, aperfeiçoar o seu organigrama se for necessário e gerir sem grandes ambições estes tempos de crise. A conjuntura não permite outra coisa.
Lá para o segundo semestre do próximo ano, se as vacinas contra a pandemia resultarem, a economia começar a recuperar e as primeiras tranches do novo Quadro Comunitário de Apoio a chegarem, então o novo governo poderá começar a respirar mais fundo e atirar-se a todo o gás para medidas de alívio às famílias e empresas, começando a aplicar o seu programa de governo.
Até lá, espera-se uma atitude responsável e séria de todos os escrutinadores, a começar pelo maior partido de oposição.
O PS tinha razão quando acusava o PSD, na oposição, de falar mal de tudo. Era uma estratégia errada. Se seguir o mesmo caminho, corre o risco de ficar também 24 anos na oposição.
A missão da oposição é tão importante como a do governo.
Certamente que o PS estará atento no parlamento e compete-lhe apresentar propostas alternativas que o credibilizem como alternativa, a todo o momento, ao insucesso deste governo.
Tudo se conjuga para termos, nos próximos tempos, bons combates políticos.
E a boa política é isso.
Concentremo-nos no essencial, na substância da política, que é resolver os problemas da sociedade e dos cidadãos, encontrando formas inovadoras de criar riqueza e empregos.
Deixemos a berraria para as agendas maquiavélicas dos senhores de Lisboa, onde muito se fala e pouco se trabalha.
O sacho açoriano é outro.
Osvaldo Cabral
Editorial 22 Novembro 2020
Image may contain: Osvaldo José Vieira Cabral, text
Afonso Quental and 14 others
1 comment
1 share
Like

Comment
Share
Comments
  • Como já nos habituou,

    Osvaldo José Vieira Cabral

    com mais excelente análise que deve ser lida e relida pelos políticos açorianos! A nossa frágil e limitada Autonomia, não pode correr riscos e, o poder centralista, tanto de direita como de esquerda, apr…

    See more

Prioridades Imediatas do Novo Governo Regional

Views: 2

Image may contain: 1 person, text that says "12 opinião/publicidade Açores, Novembro 2020 As Prioridades Imediatas do Novo Governo Regional Os Partidos que formam e apoiam o Governo Regional Partidos que formam apoiam perante perante Regional. grande responsabilidade. Governo, para Autoridade deu multidisciplinare selhem área Por: João Quental Mota Vieira Engenheiroe MBA toda poderosa enormes qualquer decisões tendo educaçiio Recentes ndicadores socioeconómicos confirmam continuam pública certi- divida daptando pandemia corre- degradarem, passa futuro pandemia Regillo autonomia. Numa evidentes beneficios cional. práticas Tudo laboração objetivo situaçocs dores competente Medico Especialista suporte Regional certamente, partidos maioria era ac- quase Finanças. Sempre de"
Publicado no Correio dos Açores, 21 de Novembro 2020
As Prioridades Imediatas do Novo Governo Regional
Recentes indicadores socioeconómicos confirmam que os Açores continuam a apresentar um fraco desempenho nos sectores da saúde, na área social e no rendimento das famílias.
Em consequência da pandemia, corremos o grave risco daqueles indicadores se degradarem, ainda mais, para desespero de muitos – demasiados – Açorianos.
Saúde e Educação são duas áreas em que a Região tem completa autonomia. Todavia, até ao momento, isso não se tem traduzido em evidentes benefícios para os Açorianos, comparativamente ao todo nacional.
Os Partidos que formam e apoiam o novo Governo Regional estão perante uma grande responsabilidade. Desde logo, porque foram eles que quiseram ser Governo. Reuniram um consenso, antes desconhecido, para aquele objectivo. Tem, portanto, o novo Governo o dever de não desiludir e estar alinhado com as elevadas espectativas que criou. Não tendo de defender um passado, está o novo Governo livre de empreender uma verdadeira política reformista.
De todas as Secretarias do próximo Governo Regional dos Açores existem quatro que devem ser destacadas, pela importância que terão no futuro imediato, nomeadamente: Saúde; Educação; Solidariedade Social e Economia e Finanças:
1) Saúde. Sector crucial. Em tempos de pandemia é absolutamente vital empreender uma eficiente gestão do Serviço Regional de Saúde. É exigido um aumento dos investimentos em recursos humanos e materiais, no entanto, com a correspondente, melhoria da produtividade e dos indicadores de gestão. É prioritário a nomeação de um competente Médico Especialista em Saúde Pública para a Autoridade de Saúde Regional. É avisado a criação de um comitê de Peritos multidisciplinares, que aconselhem o Governo na tomada de decisões na área da pandemia e não só.
2) Educação. Sector fundamental para o nosso futuro colectivo. É necessário empreender reformas orientadas com o melhor que se faz na Europa. Não há tempo a perder. É preciso aprender com os melhores, adaptando com critério e rigor as melhores políticas à nossa realidade. Sem educação o desenvolvimento socioeconómico não passa de uma miragem. De um futuro sempre adiado e prometido.
3) Solidariedade Social. Numa sociedade em que a pobreza e o risco de pobreza são um autêntico flagelo, há que empreender medidas sérias e práticas de mitigação, principalmente para com os idosos, crianças e desfavorecidos. Noutras situações, sempre que possível, os apoios deverão ter como objetivo o suporte temporário, que permita o alcançar de patamares sustentáveis, não eterizando os apoios.
4) Economia e Finanças. Sempre uma área toda poderosa em qualquer Governo. Terá enormes desafios, nomeadamente, acomodar o aumento da despesa pública na saúde, educação e apoios sociais, sem colocar em risco a sustentabilidade das finanças públicas. A 1ª prioridade é certificar com rigor a divida pública regional, quer directa, quer indirecta, incluindo do sector público empresarial. Neste particular, tem importância a situação financeira do Grupo SATA, que poderá condicionar muito do futuro do Governo Regional. A 2ª prioridade é o desenvolvimento de um plano estratégico para a retoma económica, com uma definição da aplicação dos fundos comunitários pandémicos. Tudo isso, com a tarefa imediata da elaboração do orçamento regional para 2021 e plano a médio prazo.
O sucesso do novo Governo Regional dos Açores será o objectivamente o sucesso dos Açores. O seu fracasso não terá nada de bom, certamente, atirando os actuais partidos da maioria para outra quase eterna oposição.
Ponta Delgada, 20 de Novembro de 2020
João Quental Mota Vieira
1
1 share

Urgência do HDES com novas instalações de pré-triagem Covid – Açoriano Oriental

Views: 1

Desde quinta-feira que entrou em funcionamento um novo espaço de pré-triagem Covid do Serviço de Urgência do Hospital de Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

Source: Urgência do HDES com novas instalações de pré-triagem Covid – Açoriano Oriental

caos no estacionamento mercado da Graça

Views: 2

Luis Filipe Franco

shared a post.

badge icon
Admin

2etSpo1atnsormeisd

Para além de tudo, é mais uma cárie urbanística promovida, pasme-se, pela própria Câmara Municipal . Lá se foi mais uma “frente urbana setecentista” sem que ninguém referisse esse fato.
Um dia normal neste parque de estacionamento. Carros parados acima da zona de estacionamento, dificultando a circulação. Carros parados em segunda fila, de ambos os lados, à espera que vague um espaço para estacionar. Carros parados sobre a linha amarela, só por um instantinho, enquanto vão ao talho ou à praça. Uma vez por outra, lá vem a polícia passar umas multas. Mas a cena repete-se sistematicamente!
E tudo isto, com tantos lugares vagos no parque sob o mercado, só para não terem de pagar…
Alguém que ponha ordem nisto, por favor! Ponham parquímetro, por exemplo…
You and 3 others

detida por violência doméstica contra o marido

Views: 3

badge icon
Admin

5 h

Mulher detida por violência doméstica contra o marido
Uma mulher de 28 anos de idade foi detida na passada quinta-feira, 19 de Novembro, na freguesia da Lomba de São Pedro, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) pela prática do crime de violência doméstica, contra o seu cônjuge, de 48 anos.
A informação é avançada pela PSP no comunicado de actividade policial que dá conta que à arguida, após ter sido presente à Autoridade Judiciária competente, foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, no departamento policial da sua área residencial.
No mesmo dia, a PSP da esquadra de Rabo de Peixe, no âmbito da execução de um mandado de detenção e condução, emanado pela Autoridade Judiciária competente, deteve um homem, de 43 anos, “para posterior avaliação clínico-psiquiátrica, no Hospital do Divino Espirito Santo, resultando como internamento compulsivo”.
Processo crime para estabelecimento aberto depois das 22 horas
No mesmo dia, na Horta, ilha do Faial, a PSP detectou um estabelecimento aberto depois das 22 horas, tendo instaurado um processo crime por desobediência.
“No âmbito da pandemia Covid-19, foi elaborado um processo-crime a um indivíduo, do género masculino, de 58 anos, por suspeita de desobediência, em virtude de, em acto de patrulhamento, ter sido constatado o incumprimento de encerramento de estabelecimento de restauração e bebidas pelas 22h00, em conformidade com o estipulado pela Resolução do Conselho do Governo nº 278/2020, de 07 de Novembro, da Presidência do Governo”, lê-se no comunicado da PSP.
No photo description available.
Fátima Silva, Artur Neto and 72 others
62 comments
21 shares
Like

Comment
Share

Comments

View 22 more comments
  • Não sei oq dizer simplesmente isso 🤔
    Nunca vou entender o porquê de existir tanta violência uns contra os outros e nunca vou entender o problema do homem em dizer que a mulher lhe bateu enfim 😅
    Dizem os homens alguns que a mulher é o sexo frágil, eu não acho nem me considero frágil simplesmente as mulheres têm menos força pelas hormonas também serem diferentes mas quando a mulher bate num homem ninguém sabe explicar como nem porque, pior ainda quando são elas a irem dentro não eles 🙄
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 1 h
    • Edited
  • As mulheres optam pela violência psicológica contra os homens, mais frequentemente.

mais queixas sobre a saude açores

Views: 2

Pierre Sousa Lima

shared a post.

badge icon
Admin

1tSponisdnoShred

0:09 / 1:39
Há quem precise de informação sobre a Covid-19 e tenha várias queixas sobre o funcionamento da Linha Saúde Açores.
A Antena 1 Açores registou um dos testemunhos deste descontentamento.
9
9 comments
2 shares
Like

Comment
Share

A pizza worker’s lie forced an Australian state of 1.7 million people into lockdown – CNN

Views: 2

A pizza bar worker with Covid-19 who lied about their employment activities triggered a lockdown across the entire state of South Australia, authorities were forced to admit Friday.

Source: A pizza worker’s lie forced an Australian state of 1.7 million people into lockdown – CNN

How To Watch The Macau Grand Prix And Everything In Racing This Weekend; Nov 20-22

Views: 6

Welcome to the Jalopnik Weekend Motorsports Roundup, where we let you know what’s going on in the world of racing, where you can see it, and where you can talk about it all in one convenient place. Where else would you want to spend your weekend?

Source: How To Watch The Macau Grand Prix And Everything In Racing This Weekend; Nov 20-22