Views: 0
Passaram cinco meses desde a origem da COVID -19 e não há certezas sobre o que se passou em Wuhan, China.
Como não há certezas científicas, não faltam teorias da conspiração.
Abaixo um excelente mapa sobre as origens da COVID -19 da autoria de Gary Moore, US, meu colega na WAIS e o seu texto com alguns acrescentos meus.
1. MERCADO Mercado Huanan de mariscos (Wuhan, sul da China) O governo chinês começou por atribuir o Vírus à venda de animais em gaiolas – mas as duas principais espécies suspeitas, morcegos e pangolins (tamanduás), nunca foram vendidos no mercado. A teoria desapareceu, começando a parecer uma camuflagem. Mas de quê?
2. HOSPITAL # 1 Hubei Hospital de Medicina Tradicional e Ocidental Integradas. O primeiro reconhecimento da gravidade da crise foi a 30 de dezembro 2019 pelo médico oftalmologista Li Wenliang. Da família passou para as redes sociais Weebo. Li foi preso como “denunciante”, assinou um documento a retaratar-se. Em fevereiro morreu, aparentemente, devido ao vírus. Era membro do PCC e foi muito lamentado .
3. HOSPITAL # 2 Hospital Wuhan Jinyintan. uma euipa de médicos, alguns chineses, descreveram o vírus no mundo na revista médica britânica The Lancet, a 30 de janeiro. Culparam o mercado de mariscos, dizendo que 49 dos 99 pacientes estudados tiveram contato com ele ou com a região. É considerado insuficiente do ponto de vista científico
4. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO # 1 Instituto Wuhan de Virologia, fundado em 2015, com ajuda de França. A 30 de dezembro: amostras estudadas e declaradas como coronavírus em 7 de janeiro. É conhecido pelo seus estudos sobre morcegos transportadores de coronavírus, A famosa “Mulher Morcego” a dr.ª Shi Zhengli,dirige o Centro de Doenças Infecciosas Emergentes. Sobre as suspeitas de que o virus escapou do laboratório, Shi Zhenli, indicou “Como é possível? Não existem morcegos em Wuhan? ”
Os morcegos-ferradura (Rhinolophus affinis, et al.) vivem no sul da China, longe de Wuhan, e é improvável que qualquer morcego nativo ao redor de Wuhan se aventure em um labirinto urbano de 11 milhões de pessoas. Além disso, entre novembro e dezembro, era a hibernação dos morcegos.
Em 17 de março, um estudo genético do vírus na revista Nature Medicine “mostra claramente que o SARS-CoV-2 não é um constructo de laboratório nem um vírus manipulado ”. As técnicas de modificação genética dos vírus deixam vestígios. No novo coronavírus não há traços dessas pegadas dos cientistas
5. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO # 2 Wuhan Center for Disease Control. À medida que o vírus se tornava mais desconcertante – um híbrido único -, as suspeitas viraram-se para a agência oficial de combate a vírus do governo chinês. Que tem relações com os militares da guerra bacteriológica. Contudo A maior parte dos especialistas internacionais afirma que o genoma do vírus não poderia ter sido artificial ou facilitado pelo homem, exceto no sentido em que um humano o capturou de algum animal ou de uma série de duas espécies animais diferentes.
Em resumo. Passada a calamidade, terá de haver uma missão internacional de observação em Wuhan . Mas até que ponto poderá ser independente?

