Views: 0
VICTOR RUI DORES SOBRE
Chrys Chrystello memória e mundividência
Publicado a 07/03/2023
Chrys Chrystello
memória e mundividência
Cavaleiro andante por amor à literatura, J. Chrys Chrystello, ex-jornalista e ex-professor, investigador, cronista, poeta, tradutor, editor e promotor dos Colóquios da Lusofonia, continua a escrever com os olhos da memória.
Acabo de ler dois livros deste autor: um de crónicas, Liames e Epifanias Autobiográficas, ChrónicAçores V (1949-2005), uma Circum-Navegação (Letras Lavadas edições, 2022); o outro de memórias, Alumbramento: Crónicas do Éden, ChrónicAçores VI (2005-2021), uma Circum-Navegação (2005-2021), (Letras Lavadas edições, 2022).
Falar de Chrys Chrystello é falar de um cidadão participativo, de um pensador livre e frontal, de um espírito inquieto e irrequieto, de uma voz incómoda e incomodada e, acima de tudo, de um homem da mundividência e do multiculturalismo, exemplo de bom gosto, saber científico e paciência. O bom gosto nasce do amor que ele de há muito vem dedicando aos Açores e à sua literatura. O saber científico é fruto de uma vida inteira dedicada à investigação. A paciência, tendo como tem muito de treino e vontade, só floresce quando é posta ao serviço de uma causa em que se acredita. É o caso dessa monumental Bibliografia Geral da Açorianidade (Letras Lavadas edições, 2017), em dois volumes, fruto de um amplo, criterioso e extensíssimo levantamento bibliográfico (19.500 entradas) levado a cabo, durante 7 anos, por este luso-australiano, e que só pode ser a prova provada e comprovada de uma pujança editorial e de uma indiscutível identidade cultural açoriana.
De resto, Chrys Chrystello já havia dado boa conta de si com a publicação, entre outras, das seguintes obras: ChrónicAçores: Uma Circum-Navegação de Timor a Macau, Austrália, Brasil, Bragança até aos Açores (Calendário de Letras, 2011) e Crónica do Quotidiano Inútil (Calendário de Letras, 2012), com uma segunda edição revista e aumentada com aquele mesmo título, mas agora com o subtítulo de 50 anos de vida literária (Letras Lavadas, edições, 2022), que reúne os seus textos poéticos – uma poesia do real, militante e de combate, que denuncia as verdades ilusórias e renuncia às máscaras de um quotidiano alienante.
Mas é sobre os dois livros, assinalados no segundo parágrafo deste escrito, que aqui me proponho tecer alguns breves olhares. Num e noutro, Chrystello, observador infatigável do que se passa à sua volta, pega em momentos do real para os transformar em matéria narrativa.
Sentindo a usura do tempo e acionando os retroativos da memória, o autor convoca, invoca e evoca pessoas, lugares, coisas e acontecimentos marcantes que povoam o seu imaginário, isto é, tudo aquilo que lhe ficou suspenso na memória telúrica. Recorda geografias afetivas: Porto, Trás-os-Montes, Bragança, Timor, Bali, Austrália, Macau, Médio Oriente, Brasil, Açores. Lembra viagens inesquecíveis. Atenta e argutamente observa e ironiza o real. Faz crítica social e política. Navega sonhos e utopias. Desdenha (d)as novas mitologias do “quotidiano inútil”. Pugna pela liberdade e pela justiça social. Defende a língua portuguesa, ele que é poliglota. Dialoga com poetas e escritores. Lança olhares sobre livros e obras de arte. Celebra a vida e a amizade. Questiona o destino do homem no palco do mundo. Preocupa-se com os infortúnios dos outros. Acima de tudo, reflete sobre a condição humana.
Estamos perante dois livros de grande espessura evocativa porque registos de uma escrita da memória. Sobretudo em Liames e Epifanias Autobiográficas, o autor analisa minuciosamente algumas das suas experiências vividas, sentidas, sonhadas e evocadas. E, prosador vernáculo que se esmera no cultivo da língua de Camões, escreve com ritmo discursivo e fluência narrativa. Da Lomba da Maia (hoje, seu microcosmo de referência) para o Mundo.
Horta, 7/3/2023
Victor Rui Dores
RELATED
no dia do livro português escolha livros da AICL
https://www.lusofonias.net/aicl-projetos.html projetos AICLCOLÓQUIOS DA LUSOFONIA (AICL, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL COLÓQUIOS DA LUSOFONIA) publicação de livros e antologias AICL outros livros e edições Timor vol. 1 da trilogia (Port) Timor vol. 1 da trilogia (Port) Timor vol. 2 da trilogia (resumido) Timor vol. 3 da trilogia 3 volumes da trilogia 3760…
26/03/2021
In “livros literatura convites books”
pão por deus, dia de finados e outras tradições retirado de chrónicaçores – uma circum-navegação
“pão por deus, dia de finados e outras tradições retirado de chrónicaçores – uma circum-navegação (https://www.lusofonias.net/…/chronicacores-VOL-3-vol…) pao por deus e outras tradições em ChronicAçores
31/10/2019
In “chronicaçores”
memórias soltas de Mogadouro in ChrónicAçores uma circum-navegação vol 2 de 2011
Memórias de Mogadouro
02/05/2022
In “chronicaçores”
Esta entrada foi publicada em chronicaçores por CHRYS CHRYSTELLO. Ligação permanente.
Deixe um comentário
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Política de privacidade Criado com WordPress
![LUSOFONIAS - Lusofonias.net o portal da Lusofonía a AICL e os seus Coloquios](https://external.fpdl1-1.fna.fbcdn.net/emg1/v/t13/1776630689160693588?url=https%3A%2F%2Fwww.lusofonias.net%2Fimages%2F160x144.jpg&fb_obo=1&utld=lusofonias.net&stp=c0.5000x0.5000f_dst-jpg_flffffff_p139x139_q75&ccb=13-1&oh=06_AbFWFN1QGRI94GGLGUXQ2BXv_lW1VHay_Z78xVffU58tZg&oe=640CB127&_nc_sid=8d76d3)
LUSOFONIAS.NET
LUSOFONIAS – Lusofonias.net o portal da Lusofonía a AICL e os seus Coloquios
AICL – Associação Internacional dos COLÓQUIOS DA LUSOFONIA