VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA

Views: 0

VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA

A suspensão de ligações aéreas do exterior com os Açores, por causa do coronavírus, está nas mãos do primeiro-ministro. António Costa entende que o Governo Regional não pode tomar essa decisão

SÁB. 14 MAR. 2020 | SOCIEDADE | Texto de Souto Gonçalves

Poucos minutos antes das 16 horas o GaCS (Gabinete de Apoio à Comunicação Social da Presidência do Governo Regional dos Açores) divulgou uma notícia segundo a qual Vasco Cordeiro «enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde».

A solicitação esbarra, no entanto, com o entendimento de António Costa sobre a competência do Governo açoriano em relação à matéria em causa. Isso mesmo é dito na carta de Cordeiro, que sublinha a «posição» do chefe do executivo nacional «quanto à impossibilidade do Governo Regional dos Açores determinar, mesmo que por razões sanitárias, a suspensão das ligações aéreas do exterior com os aeroportos dos Açores».

Vasco Cordeiro faz questão de vincar, na missiva, que tem um entendimento diferente.

A divulgação desta carta pelo GaCS evidencia que não há sintonia entre os dois Governos relativamente a este assunto e pode ser interpretada como uma forma de pressão, já que o assunto, assim, passou da esfera da relação reservada, de âmbito institucional, para o domínio público.

O presidente do Governo Regional – adianta o GaCS – solicitou a suspensão de voos do exterior «mesmo tendo presente a comunicação de [do primeiro-ministro] das 12h04» (em Lisboa)que se referiu à «realização, na próxima segunda-feira de manhã, de uma reunião conjunta, por teleconferência, dos ministros de Saúde e Interior da União Europeia sobre o controlo sanitário nas fronteiras externas e internas”.

Vasco Cordeiro salienta que, para além de serem o meio privilegiado de acesso à Região, os aviões, nas viagens para os Açores, pela sua duração, podem facilitar o contacto de todos os passageiros com um eventual caso de infeção ainda não determinado, escreve o GaCS.

Além disso, o presidente do Governo – continua o Gabinete de Apoio à Comunicação Social – lembrou que a Região tem cinco aeroportos, correspondentes a cinco ilhas, com ligações aéreas com o exterior, o que potencia, em elevado grau, a eventual contaminação a partir de um caso ainda não detetado.

«É necessário tomar todas as medidas possíveis, antes do surgimento de qualquer caso positivo na Região, o que ainda não aconteceu até ao momento em que lhe faço esse pedido, de forma a preservar ao máximo possível a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde dos Açores», concluiu Vasco Cordeiro.

No photo description available.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.

One Response to VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA

  1. Ana Franco diz:

    TALVEZ O SR PRIMEIRO CONHEÇA A NOSSA EXPRESSÃO ” TÁ ASNO” !SERA QUE MANDA VIR OS AMERICANOS SE O GOVERNO REGIONAL LJE DESOBEDECER ?!

Os comentários estão fechados.