VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA

Views: 0

VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA

A suspensão de ligações aéreas do exterior com os Açores, por causa do coronavírus, está nas mãos do primeiro-ministro. António Costa entende que o Governo Regional não pode tomar essa decisão

SÁB. 14 MAR. 2020 | SOCIEDADE | Texto de Souto Gonçalves

Poucos minutos antes das 16 horas o GaCS (Gabinete de Apoio à Comunicação Social da Presidência do Governo Regional dos Açores) divulgou uma notícia segundo a qual Vasco Cordeiro «enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde».

A solicitação esbarra, no entanto, com o entendimento de António Costa sobre a competência do Governo açoriano em relação à matéria em causa. Isso mesmo é dito na carta de Cordeiro, que sublinha a «posição» do chefe do executivo nacional «quanto à impossibilidade do Governo Regional dos Açores determinar, mesmo que por razões sanitárias, a suspensão das ligações aéreas do exterior com os aeroportos dos Açores».

Vasco Cordeiro faz questão de vincar, na missiva, que tem um entendimento diferente.

A divulgação desta carta pelo GaCS evidencia que não há sintonia entre os dois Governos relativamente a este assunto e pode ser interpretada como uma forma de pressão, já que o assunto, assim, passou da esfera da relação reservada, de âmbito institucional, para o domínio público.

O presidente do Governo Regional – adianta o GaCS – solicitou a suspensão de voos do exterior «mesmo tendo presente a comunicação de [do primeiro-ministro] das 12h04» (em Lisboa)que se referiu à «realização, na próxima segunda-feira de manhã, de uma reunião conjunta, por teleconferência, dos ministros de Saúde e Interior da União Europeia sobre o controlo sanitário nas fronteiras externas e internas”.

Vasco Cordeiro salienta que, para além de serem o meio privilegiado de acesso à Região, os aviões, nas viagens para os Açores, pela sua duração, podem facilitar o contacto de todos os passageiros com um eventual caso de infeção ainda não determinado, escreve o GaCS.

Além disso, o presidente do Governo – continua o Gabinete de Apoio à Comunicação Social – lembrou que a Região tem cinco aeroportos, correspondentes a cinco ilhas, com ligações aéreas com o exterior, o que potencia, em elevado grau, a eventual contaminação a partir de um caso ainda não detetado.

«É necessário tomar todas as medidas possíveis, antes do surgimento de qualquer caso positivo na Região, o que ainda não aconteceu até ao momento em que lhe faço esse pedido, de forma a preservar ao máximo possível a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde dos Açores», concluiu Vasco Cordeiro.

No photo description available.

Comentários

Um comentário a “VASCO CORDEIRO QUER CANCELAR VOOS, ANTÓNIO COSTA NÃO DEIXA”

  1. Avatar de Ana Franco
    Ana Franco

    TALVEZ O SR PRIMEIRO CONHEÇA A NOSSA EXPRESSÃO ” TÁ ASNO” !SERA QUE MANDA VIR OS AMERICANOS SE O GOVERNO REGIONAL LJE DESOBEDECER ?!