Uzbequistão abate avião afegão

May be an image of outdoors
Avião militar afegão cai no Uzbequistão
Um avião militar afegão caiu na noite de domingo no Uzbequistão, uma ex-república soviética na Ásia central que faz fronteira com o Afeganistão, disse hoje um porta-voz do Ministério da Defesa à agência France-Presse
“O avião militar cruzou ilegalmente a fronteira com o Uzbequistão. Uma investigação está em andamento” sobre a queda do aparelho afegão, afirmou Bakhrom Zulfikarov, confirmando relatos da imprensa uzbeque sobre o acidente no dia anterior na província de Surkhondario, no sul, na fronteira com o Afeganistão.
A agência russa Ria Novosti indicou, por sua vez, que o avião foi abatido pela defesa antiaérea uzbeque.
Bekpoulat Okboev, médico de um hospital na província de Surkhondario, disse hoje à AFP que dois pacientes com uniforme das forças armadas afegãs foram hospitalizados na noite de domingo.
Um dos pacientes ejetou-se “com um paraquedas”, acrescentando que ambos sofreram fraturas.
Três outros alegados miltares afegãos foram hospitalizados no sábado, segundo a mesma fonte.
O Tajiquistão, outra ex-república soviética na Ásia central, por sua vez, referiu às agências de notícias russas que tinha autorizado o desembarque de vários aviões do Exército afegão, tendo lançado um “sinal de socorro”.
“Mais de 100 soldados afegãos aterraram no aeroporto de Bokhtar”, no sul do país, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros tajique.
Like

Comment
Share
0 comments