uma notável mariense Manuela Bairos

Views: 0

Rubrica: “PATRIMÓNIO HUMANO DE SANTA MARIA”.

A figura de “MANUELA BAIROS”
“A distinta Cônsul, Embaixadora e Diplomada de raízes marienses”

Continue reading

Image may contain: 1 person
Image may contain: 8 people
Image may contain: 6 people, people standing
Image may contain: one or more people, people sitting and indoor
Image may contain: one or more people, text that says "VIDAS COM SENTIDO 225 histórias de emigração Celebrando 225 anos do Consulado de Portugal em Nova lorque Coordenação Manuela Bairos Prefácio August Augusto Santos Silva"
+7
José Melo

Rubrica: “PATRIMÓNIO HUMANO DE SANTA MARIA”.

A figura de “MANUELA BAIROS”
“A distinta Cônsul, Embaixadora e Diplomada de raízes marienses”

Poucos marienses já se lembrarão da infância ou conhecerão Manuela Bairos Freitas Bairos, nascida em Vila do Porto, em 15 de janeiro de 1966, mas ela não nunca se esqueceu da sua “ilha berço”, aquando das suas palestras, nas entrevistas que deu, o mesmo tendo acontecido nas cerímónias da suas tomada de posse dos distintos cargos de “Cônsul e de Embaixadora de Portugal em Boston, Nova Iorque e Chile”, honrando Sta Maria.

Eu tive a oportunidade de conhecer a Manuela Bairos, ao de leve, durante um convívio de jovens, no ano de 1976, quando fui participar na final regional da prova dos 100 m, no Estádio da Alagoa, no Faial. Não aconheci cá na ilha, mas lá no Faial, onde se encontrava a estudar na altura, quando ela soube que eu era de Santa Maria, logo se identificou também como tal e falamos algum tempo sobre a nossa terra.

De quando em vez, lá ia seguindo a sua brilhante carreira de âmbito internacional, em vários consulados e embaixadas de Portugal, e quando lia nos jornais que a Dra Manuela Bairos tinha sido nomeada para cargos diplomáticos de tão elevado estatuto, reconhecendo a “figura”, fui tomando notas notas do que diziam as notícias, sentindo-me orgulhoso, por, nalgumas delas, referirem a sua naturalidade mariense.

Reporto abaixo, alguns títulos e extratos que respiguei dos jornais, que foram dando notícias das várias nomeações para cargos diplomáticos da Manuela Bairos e de algumas das suas expressões , na primeira pessoa.

CÔNSUL GERAL DE PORTUGAL EM BOSTON

“Nova representante de Portugal em Boston”, é uma Açoriana natural de Sta Maria”
“É com muita honra e espírito de Serviço ao meu país, que vou desempenhar este cargo de Cônsul Geral de Portugal , em Boston, Capital do Estado de Massachusetts, onde reside uma comunidade alargada de Açorianos. sentindo-me em casa por também ser Açoriana, natural da ilha de Santa Maria.”

“É missão de qualquer Consulado, promover a integração e o bem-estar dos cidadãos que representa no países de acolhimento, e é isso que me proponho fazer com dedicação. Para tal é necessário que os nossos emigrantes se tornem ativos nas comunidades onde se inserem. Ao mesmo tempo o Consulado deverá ser o centro coordenador, dinamizador e apoiante das iniciativas destinadas promover a cultura e a identidade de origem.” (Mundo Lusíada, 2 de outubro de 2004).

CÔNSUL GERAL DE PORTUGAL EM NOVA IORQUE

“A diplomata Maria Manuela Freitas Bairos, de 52 anos de idade, foi nomeada cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque. A indicação para aquele que é o 3.º posto diplomático mais importante nos EUA, a seguir à embaixada em Washington, DC e à missão permanente junto da ONU, foi oficializada no dia 1 de Dezembro no Diário da República – em decreto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Manuela Bairos, natural de Vila Porto, ilha de Santa Maria, Açores, é ministra plenipotenciária de 2ª classe, já ocupou funções idênticas em Boston (onde desempenhou um papel dinâmico junto das comunidades) e foi número 2 na embaixada em Paris, quando à cabeça da mesma esteve Seixas da Costa.” (Jornal de Notícias, 9/12/2014)

EMBAIXADORA DE PORTUGAL NO CHIPRE

A nova Embaixadora de Portugal em Chipre, Maria Manuela Freitas Bairos, apresentou credenciais ao Presidente da República Nicos Anastasiades esta quinta-feira, 26 de Julho 2018.
A diplomata portuguesa assumiu funções em 1 de Maio de 2018 depois de ter sido nomeada ministra plenipotenciária de 1.ª classe para o cargo de Embaixadora de Portugal em Nicósia por proposta do governo e tendo o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa decretato, no passado dia 19 de Fevereiro. Manuela Bairos nasceu em Vila Porto, ilha de Santa Maria, Açores, e em 1987 entrou nos quadros diplomáticos do MNE.” (Chipre News online, 26 de julho de 2018)

OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A DIPLOMATA

“O Boston Portuguese Festival prestou este ano homenagem à sua fundadora, a Cônsul Manuela Bairos – agora em funções na cidade de Nova Iorque. O evento, que este ano chegou à marca do 10.º aniversário, surgiu como forma de promover Portugal na capital de Massachusetts quando aquela diplomata de carreira se encontrava em Boston como representante do estado português.” (Jornal Luso Americano, 24/03/2015)

“O maior rancho folclórico português do mundo, com cerca de um milhar de integrantes. A dançar em plena 5ª Avenida de Manhattan. É este o repto que lança aos entusiastas do folclore luso nos Estados Unidos a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Manuela Bairos. O desafio foi apresentado no passado sábado, durante as comemorações em Long Island do 30.º aniversário dos ranchos folclóricos ‘Sonhos e Juventude de Portugal’, que decorreram no salão nobre do Mineola Portuguese Center. O objectivo é chegar ao Livro Guinness de Recordes Mundiais. ( Jornal Luso Americano, 7/4/2015)

“A Sala da Rainha acolheu a apresentação da obra “Vidas com sentido – 225 histórias de emigração”, da Embaixadora Manuela Bairos, e com o prefácio do Ministro Augusto Santos Silva, que reúne testemunhos biográficos de emigrantes portugueses e da marca que têm deixado nas suas novas comunidades.”
“A concepção deste projeto partiu do facto de celebrarmos 225 anos do consulado de Nova Iorque. Era um consulado antigo e pensei que uma das melhores formas de celebrar os 225 anos era trazer a comunidade portuguesa às celebrações”, disse Manuela Bairos à Lusa, à margem da apresentação do livro “Vidas Com Sentido – 225 histórias de emigração”, na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros. (Lusa, 6 de maio de 2019)

Manuela Bairos é um daquelas filhas ilustres da nossa terra, que provam ao mundo que a Sta Maria é muito maior do que a sua dimensão geográfica, não só pela sua localização estratégica, cultura e património identitário singulares, mas sobretudo pela grandeza e desempenho das suas gentes, aquém e além fronteiras. O percurso que reporto resumidamente abaixo atesta a grandeza desta filha da nossa terra, que justamente incluo na galeria do “Património Humano de Santa Maria”.

A mariense Manuela Bairos Freitas Bairos, depois de fazer os estudos básicos e secundários na ilha de Santa Maria e no Faial, tirou o Baccaleauréat du Second Degrée (Lycée Camille Guérin, França), a Licenciatura em Direito, na Universidade Clássica de Lisboa, uma a Pós-graduação em Estudso europeus, na Universidade Católica Portuguesa e um mestrado em Administração Pública na Universidade de Harvard, em Boston.

A nível profissional, exerceu funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros, após Concurso de admissão, em setembro de 1986, entrando em funções, em 30 de junho de 1987.

Exerceu funções as seguintes funções de chefe de divisão, comissões de serviço e diplomacia:

Embaixada em Dublin (início em 15 agosto de 1991).

Embaixada de Bucareste (início em 30 de outubro de 1995).

Embaixada em Jacarta (ano de 2000) e no Consulado de Portugal em Hamilton, Bermudas.

Secretária de Estado da Emigração, em 1998.

Comissões de serviço na Secção de Interesses de Portugal em Jacarta, de 28 de julho a 26 de agosto de 1999 e em Darwin, integrada na “Missão Portuguesa de Timor Leste”, de 6 de setembro a 30 de outubro do mesmo ano.

Chefe de Divisão no Instituto da Cooperação Portuguesa, de 15 de março de 2001 a 3 de junho de 2002 e na Direção de Serviços Europeus, da Direção Geral das Relações Bilaterais, de 1 de julho de 2002 a 6 de outubro de 2004.

Cônsul-Geral em Boston (2004-2009), Ministra Conselheira na Embaixada em Paris (2009-2011) e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (2011-2013)

Cônsul-Geral em Nova Iorque (nomeação em 1 de dezembro de 2014).

Embaixadora de Portugal no Chipre, entrando em funções no dia 1 de maio de 2018.

Bem hajas Manuela Bairos, expressando o meu orgulho por seres mariense e gratidão por honrares, tão elevadamente, as tuas raízes.

– José Andrade Melo
CADEP-CN* de Sta Maria
(* Clube dos Amigos e Defensores do Património Cultural e Natural)