Views: 0
Dignificar Rabo de Peixe
Dignificar Rabo de Peixe
A vila de Rabo de Peixe – não freguesia, como tenho visto por vezes designar, até em comunicados oficiais – não é a pior localidade portuguesa. Não será a melhor, com certeza, mas também temos que “temperar” as observações negativas.
Já muito foi feito em e por Rabo de Peixe ao longo de muitos anos, desde o Estado Novo até agora, passando por Governos Regionais do PSD e do PS. Entre outras ações, foram erigidos bairros sociais, foi construído um moderno porto de pesca e foram distribuídos muitos apoios financeiros.
Os objectivos não foram totalmente alcançados. Sim, é verdade! Então, o que falhou? Muita coisa!
Rabo de Peixe não é propriamente um “caso de polícia”, embora por vezes seja necessária a intervenção das autoridades, não propriamente para reprimir, mas acima de tudo para fiscalizar, orientar e sensibilizar.
Em minha opinião, é preciso dignificar, em primeiro lugar, Rabo de Peixe e a sua população. Os políticos vão a Rabo de Peixe em tempo de eleições e só lá voltam quatro anos depois. Isso é hipocrisia, falsidade e oportunismo. Impõe-se que os governantes apareçam em Rabo de Peixe com maior frequência, apoiem directamente a Junta e a Assembleia de Freguesia que se sentem muitas vezes sós em tarefas ingentes, falem com a população para lhe dar uma mensagem de esperança, expliquem o que é o Estado de Direito Democrático e a obrigatoriedade de todos acatarem a superioridade da lei. Dignificar, educar e sensibilizar: eis o que é preciso fazer, com paciência, talvez, mas com persistência, sem desistir.
Os habitantes de Rabo de Peixe não são nem menos nem mais do que os restantes açorianos e/ou portugueses. Tem faltado uma intervenção de proximidade, acima de tudo.
A Secretaria Regional da Saúde quer testar toda a população de Rabo de Peixe. Antes de testar, é preciso colocar no terreno equipas constituídas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, para sensibilizarem os habitantes para a necessidade dos testes. Se chegarem lá, sem mais nem menos, de porta em porta, para testarem os moradores, vão ter dificuldades. É o que me parece.
Alguns poderão dizer que essas equipas de saúde pública precisam do acompanhamento da PSP em alguns locais. A minha resposta é simples: muitos habitantes de Rabo de Peixe gostam da presença policial e até pedem mais presença policial.
Fátima Silva, Pierre Sousa Lima and 17 others
2 comments
1 share
Like
Comment
Share