TOMÁS QUENTAL Ambicionar menos e concretizar mais

Views: 0

Tomás Quental
tnScphon7f sohrtreshd

Ambicionar menos e concretizar mais

O professor e cientista António Costa Silva é, reconhecidamente, uma das grandes personalidades da Inteligência portuguesa.
Elaborou agora, a pedido do Governo, um estudo para a revitalização económica de Portugal.
O documento é, obviamente, importante e bem intencionado, mas a verdade é que também é um vago conjunto de ideias, em muitos casos, impossíveis de concretizar. E ele deve saber isso.
Ora, quando o mais simples está por fazer em Portugal, desde uma pobreza que se arrasta principalmente nas ruas das grandes urbes, sem que ninguém consiga extingui-la ou dar-lhe apoio a sério, sempre prometido pelas mais altas instâncias do poder, de nada valem belas ideias, que em muitos casos não são, de facto, para Portugal, nem sei se serão para qualquer outro país.
Para pensar, temos, de facto, grandes sumidades, mas, para concretizar, temos, sim, poucos com competência, seriedade e empenho, além de limitados recursos financeiros.
Por isso, seria talvez preferível menos ambição em projectos, que muitas vezes não passam disso mesmo, e mais soluções na defesa concreta das pessoas, que são, afinal, o maior património de um país.
Em suma: ambicionar menos e concretizar mais. Talvez seja essa a verdadeira “chave” para a revitalização económica de Portugal