Views: 0
Quem me dera ser novamente Presidente
-Confissão no leito da morte
O velho ex-presidente tinha os dias contados, estava no seu leito e ás portas da “ casa de longa duração” a sepultura. Mas devido ainda à sua lucidez, ele lá no fundo do seu íntimo, pensava por vezes; ai se eu fosse eu pudesse ser outra vez presidente. Depois tossia, e pensava, mas, eu já fui 4 vezes presidente desta grande republica, e afinal que adiantou. Os problemas que eu proponha resolver, não estavam na minha mão, nem estão nas mãos de presidente algum. Mas o que importou foi ganhar meu dinheirinho daquela maneira.
– Quando eu penso nas campanhas presidenciais que fiz, pobre gente, como acreditam em quase tudo que se lhe promete, por isso quanto maior for a promessa, melhor, e mais votos caiem. Eles deviam saber que, se trocassem de presidente umas 4 vezes ao ano, os problemas continuariam. Mas hoje no leito da morte, tenho uma consciência pesada de ter atacado e tratado com desprezo meus adversários políticos, afinal de contas, eu nunca fui melhor do que meus adversários, mas a Sede do Poder cega os humanos, o eu-ismo, é tudo o que conta num labirinto de gente eufórica, gritando, naqueles momentos, quem é que se lembra dos problemas dos desfavorecidos? Dei entrevistas para grandes audiências, mas simulei os factos que os moderadores me perguntavam, afinal de contas, eles eram só uns bons perguntadores, mas o candidato era eu, mas lá consegui manter a minha imagem de Pai-Salvador da Pátria.
E hoje aqui estou eu no leito da morte, confinado a uma cama, tenho tido muito mais tempo agora para Meditar, e se cumpri, ou alcancei um Objectivo na vida. Mas sendo sincero, fui 4 vezes presidente, mas morro sem Objectivo. Ao fim e ao cabo, foi uma luta para alcançar o vento, foi tudo vaidade, repito, foi uma luta para alcançar o vento. Pois assim como ninguém pode alcançar o vento, também isso é uma vida sem Objectivo a mesma coisa, pois ser-se presidente é uma coisa, ter, e viver uma vida com Objectivo, é coisa que não se consegue na vida, por se conquistar uma “maioria absoluta “ como aquela que eu pedia ás massas agitadas de gente que acreditaram em mim. Por outro lado penso o seguinte, que a culpa não foi inteiramente minha, é verdade que eu me candidatava,, mas as massas agitadas de gente, pediam que alguém os guiasse, por isso a culpa nunca morre solteira.
Hoje sinto-me aqui muito sozinho, os meus amigos políticos, já me esqueceram, agora nesta altura, andam muito atarefados com as próximas presidenciais, e meus ex- súbditos não me visitam, são poucos talvez aqueles que ainda se lembrem de mim e me visitem e consolem. As pessoas não têm tempo, tem que continuar apertar o cinto, ademais agora iniciou-se outra campanha presidencial, novamente as massas agitadas, clamam por um novo líder. Mas eles deviam saber que ninguém se lembrará mais daqui a 100 anos, o nome do presidente que foi eleito em Portugal á 30 ou 40 anos.. Mas vá lá convencer tal gentinha, afinal, eu até há pouco tempo, também pensava exactamente assim.
E eu falo com os botões do meu pijama e com o meu gorro de dormir: “ Quem me dera ser novamente Presidente”.
Talvez esta pílula chamada “ Sede pelo Poder” me ajude como um sedativo até à hora da morte.
E hoje peguei numa Bíblia que me colocaram na mesinha de cabeceira, e li um versículo que me fez pensar muito, foi Génesis 11:4, aí diz: “ Disseram então. Vamos! Construamos para nós uma cidade e também uma torre com o seu topo nos céus, e façamos para nós um nome célebre, para que não sejamos espalhados por toda a superfície da terra”. Hoje, finalmente entendi, o que nunca tinha entendido toda a minha vida.
O sistema político de Ninrode, e hoje existem tantos Ninrodes Políticos, e assim como as pessoas que rodeavam Ninrode, estavam empenhadas em construir uma torre para si, hoje também muitos Ninrodes hodiernos também constroem muitos castelos em suas cabeças, e querem inculcá-los nos seus apoiantes políticos. O objectivo de Ninrode e das pessoas era, fazerem uma nação para si mesmas, para deste modo, tentar suplantar a Regência legítima de Deus sobre a humanidade.” E eu, o velhinho do Restelo só hoje entendi o que a Bíblia diz, pois, há quantos anos tenho esta Bíblia na minha estante para adornar a biblioteca?! Hoje, depois desta leitura e juntando todas as peças do quebra-cabeças, cheguei à conclusão, que a política é incapaz de devolver à sociedade a sua estrutura. Ela está mal equipada para reedificar as tradicionais crenças de moral.
A melhor das políticas não pode resgatar o namoro ou o casamento, fazer os pais assumir a responsabilidade pelos filhos, devolver a indignação ou a vergonha aonde existiam antes….A vasta maioria dos problemas de moral que nos perturbam não pode ser eliminada por leis de humanos.” Que pena eu só agora, no fim de minha vida ter descoberto isso.
Por isso, estou convicto, que vivi minha vida, sem um verdadeiro objectivo! E isto, depois de ter sido aclamado quatro vezes presidente desta república.
JOSE VALGODE
Com a devida vénia, amigo Jose Valgode. Obrigado

Comentários
2 comentários a “timor Quem me dera ser novamente Presidente -Confissão no leito da morte”
É impressionante esta confissão . Devia ser publkcar em todos os paises em diversas línguas nos jornais, em todos os meios de comunicação.
Inundar as caixas dos correios das embaixadas…
era sátira