TIMOR DOENTES DESESPERAM

Views: 0

Doentes (des)esperam por um serviço de urgências digno no Hospital Nacional
21 de Março, 2023
Nívia Cristóvão
O Diligente esteve uma manhã nas urgências do principal hospital de Timor-Leste, o Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, onde acompanhou a assistência a uma doente e ouviu as críticas de pacientes e familiares à atuação dos profissionais de saúde e às condições do espaço.
Maria Edu, 39 anos, está sentada num dos bancos do Serviço de Emergência do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV). São 9h da manhã. A expressão de sofrimento denuncia as dores que a atormentam e que as palavras não precisam dizer de tão evidentes que são.
As filas para se registarem neste serviço são, invariavelmente, o primeiro obstáculo que estes pacientes, debilitados, têm de enfrentar, que é maior ainda quando estão desacompanhados. É o caso de Maria Edu. A espera já vai maior do que as dores conseguem suportar e, chegada a sua vez, levanta-se, com dificuldade e sem ajuda, para se dirigir ao balcão onde pode registar a sua entrada.
Aflita, aproveita o momento do registo para saber quanto tempo mais terá de esperar para ser atendida. “O doutor está numa formação. Espere mais um pouco”, foi a resposta que, no caso, não demorou e chegou fria e despreocupada para desespero da utente. Volta a sentar-se sem saber quanto tempo levará aquele “espere mais um pouco”.
Dez minutos depois, decide pedir ajuda no espaço de farmácia disponibilizado aos doentes na própria urgência do hospital. Sem forças para verbalizar a dor, aponta para … ( leia a reportagem completa no DiliGente, no link: https://www.diligenteonline.com/doentes-desesperam…/… )
May be an image of 6 people and text that says "num corredor Maria Edu tenta suportar as dores enquanto espera, atendida/Foto: Diligente do HNGV, para ser"
Like

Comment
Send

Most relevant

Doentes (des)esperam por um serviço de urgências digno no Hospital Nacional
21 de Março, 2023