TIMOR DOENTE COVID DA INDONÉSIA JÁ FOI TRANSPORTADO PARA A AUSTRÁLIA

Views: 0

Image may contain: outdoor
Antonio Sampaio
is with
Roy Trivedy
.
5h
Paciente retido em Díli devido a avaria em avião já está na Austrália – Nações Unidas
Díli, 14 jan 2021 (Lusa) – Um funcionário das Nações Unidas que estava retido em Díli devido à avaria do avião que o transportava, que fez escala na cidade timorense, já está na Austrália, para onde partiu hoje num voo de substituição.
“Um voo alternativo para a evacuação médica aterrou hoje de manhã em Díli e o paciente e os médicos que o acompanharam partiram para a Austrália. O paciente já está no hospital de Brisbane”, confirmou à Lusa Roy Trivedy, responsável das Nações Unidas em Timor-Leste.
“Agradecemos ao Governo por todo o apoio dado neste caso. Esta experiência permitiu reconhecer as forças e as fraquezas que enfrentamos e Timor-Leste teve aqui um papel muito positivo, ajudando a resolver a situação”, sublinhou.
O funcionário das Nações Unidas, que estava a ser transportado de Jacarta para Díli, ficou retido duas noites na capital timorense, depois das rodas traseiras do avião em que viajava terem rebentado, pouco tempo antes de levantar de Díli, onde parou para reabastecer.
A situação obrigou ao fecho temporário do aeroporto de Díli até que o avião fosse removido da pista, com o paciente, médicos e tripulação a ficarem até hoje de manhã na zona de isolamento do Aeroporto Nicolau Lobato.
O caso suscitou algum debate em Timor-Leste, com o próprio comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, a pedir uma investigação sobre o que levou à aterragem do avião em Díli para reabastecer.
“Foi um procedimento normal. O avião pediu para abastecer em Díli, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e as autoridades de aviação civil deram as devidas autorizações, e penso que talvez o general Lere não tivesse essa informação”, referiu Trivedy.
“Obviamente que ninguém esperava que o avião tivesse os problemas que teve. Estas coisas acontecem, mas felizmente conseguimos arranjar um avião de substituição”, disse.
Sobre o avião danificado, Trivedy disse que deverão ser enviadas as rodas e outras peças necessárias em breve para que o aparelho, ainda retido em Díli, possa regressar à sua base na Austrália.
“Infelizmente e entre outros aspetos, esta pandemia está a afetar severamente as redes de fornecimento em todo o mundo. Esta experiência mostrou que temos que estar o mais bem preparados [que for] possível para este tipo de situações”, disse.
“É muito bom que Timor-Leste tenha podido ter aqui um papel muito positivo”, frisou.
ASP // PTA
Lusa/Fim