TIAGO FRANCO ESCREVE SOBRE A PAROLICE BEATA DO PR

Views: 0

AO DOMINGO PÁRO SEMPRE PARA IR À MISSA|
Existem 193 países reconhecidos pelas Nacões Unidas. A estes juntam-se outros dois, apenas como observadores (seja lá isso o que for). Um deles é uma praca onde as pessoas fazem fila para ver uma basílica ou onde presidentes de estados laicos vão no meio de pandemias, chamado Vaticano. O outro é uma prisão a céu aberto chamado Palestina.
Depois, se as contas não me falham, há mais uns 6 ou 7 pedacos de terra que uns países reconhecem como A e outros dizem que é B. Maior parte das pessoas desconhecem a sua existência, presumo. Férias na Transnístria, quem nunca?
Resolvi contá-los, aos países entenda-se, na demanda desesperada de encontrar um que me deixe ver sol sem exigir que participe nas filmagens do “apocalypse now”.
Encontrei 7 corajosos (Portugal está ali para referência) que não exigem testes, quarentenas e nível IV de treinador para lá entrar.
No meu caso que já ando a bater com a cabeca nas quinas do móveis, este tipo de informacão é uma espécie de servico público. Está ali ao nível das recomendacões da DGS e já faz parte dos meus sonhos mais intímos.
Diria mais, para retratar o “grito” de Munch com detalhe. Neste momento, em Marco de 2021, 13 meses depois de ter comecado a trabalhar em casa, de os blocos soviéticos de Tirana parecem-me Art Nouveau de ruas catalãs. O lago Ohrid, na Macedónia, dá ares de Polinésia Francesa. Podgorica, só por manifesta má vontade, é que não me recorda das cores de Havana.
Ainda pensei escrever sobre Marcelo e a sua visita ao Vaticano. Lembrei-me do pessoal que está em Lisboa e paga multa para ir à Costa ver o mar. Lembrei-me que durante uma pandemia, onde se forca a populacão a confinar, o PR deveria dar o exemplo e, caso tivesse mesmo que fazer uma visita de Estado, que fosse a um sítio qualquer onde pudesse meter uma cunha num laboratório e voltar com uns caixotes de vacinas. Aí ainda era capaz de perceber o sentido da coisa.
Assim pareceu-me só ridículo e de uma beatice que me obriga a puxar de um vocabulário mais terreno.
De modo que achei melhor não escrever. Ainda ofendia alguém.
Um copo em Tirana?
Chrys Chrystello
Like

Comment
Comments

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.