Views: 0
Já fui defensor deste país ou desta freguesia chamada Portugal no que toca a comunicação social. Freguesia que anda com seus ídolos ao colo, como também sem mais nem menos deixa-os cair e e por cima deles passam. São estas as frustrações do nada fazer e odiar quem faz quando por vezes é tão fácil ser feliz. Lembrei-me de isto dizer porque estou numa de observar de como esta freguesia nunca reagiu ao que se está a passar com um filho seu. Chama-se Nuno Bettencourt, guitarrista, e que agora está nas bocas do mundo por voltar acenar uma bandeira esquecida, a bandeira do rock. Já são os milhões e milhões que ouviram o primeiro single dos Extreme pelo nome de Rise, onde estão todos felizes pelo incrível solo de guitarra que ele nos oferece como uma criança e seu brinquedo. O Nuno, sempre que vem em tounée à Europa, faz tudo por passar em Portugal, e mesmo com o silencio que a comunicação social lhe dedica, não deixa de cá vir. Há dias atrás, por curiosidade, perguntou-me se a notícia do single já cá tinha chegado, eu disse-lhe para esperar sentado, pois nem uma rádio, jornal ou televisão que saiba, claro, alguma coisa tivesse dito, passado ou escrito, pois “se na te sentas nos copos com eles, nãos os fazes sentir importantes… pois também no meu ver, pelos lados de Lisboa, já quase locutores de rádio a sério existem. Eles agora são Sitdown Comedy sem qualquer graça e celebram uma liberdade que não têm. Cá tudo mudou. Mesmo por cá, nas ilhas, só as pessoas falam de ti, de resto, zero. Mas na deixes de acreditar nesta terra, chegas a quem gosta de ti. Agora, prepara-te, pois se o disco “arrebentar” como se prevê, espero que a porta de teu palheiro seja grande, pois estarão todos a querer as tuas palavras. É assim que é por cá. Quando na fazes, acreditam, quando fazes, tornam-se cegos”.
Atenção, isto não é sobre meu irmão, mas sim um dos grandes no mundo da música.
Pra quem não sabe, aqui vai um videozim sobre o feito…
YOUTUBE.COM
The Nuno Bettencourt Solo EveryoneisTalkingAbout
InthisvideoIdiscuss Nuno Bettencourt’sINS
- A comunicação social de pais nenhum falará de guitarrista nenhum com regularidade, nem de Sor, Giuliani, Aguado, Arcas, Tárrega, Barrios, Villa-lobos,Dyens, Assad, Bogdanovich, Domeniconi, Koshkin, Rak, a ignorância é terrível…tal como esses génios da guitarra nunca precisaram da comunicação social o Nuno também não precisará. Go Nuno.
4
- Like
- Reply
- 7 h
- Edited
Alvaro Hunter-Araujo replied1 reply6 h - Bombastic
- Like
- Reply
- 7 h
- É unânime… o Nuno é dos melhores guitarristas do planeta, basta pesquisar um pouco no YouTube e são centenas de videos de reviews sobre o novo single. Portugal não merece o Nuno desde sempre. Abraço
- Like
- Reply
- 7 h
- Edited
- Santos da Casa na área Culturar e que não lambem botas ao poder político não fazem milagres! Se o Nuno desse uns chutos numa bola já seria muito mais fácil ter tempo de antena na TV! Por muito que não goste temos de ter consciência que actualmente este país está demasiado repleto com gente zombie e medíocre para saber o que significa um Nuno Bettencourt no panorama artístico internacional… A notícia dos Extreme estarem de volta com um novo single é muito mais valiosa para mim e tanto outros do que a vinda do papa… Muitos Parabéns Luís também por fazeres parte de quem agita as águas… Um abraço forte
- Like
- Reply
- 7 h
- The Bettencourt family always has my full support… Hudson strong!
- Like
- Reply
- 7 h
- Muito bem dito Luís o Nuno merece muito mais dos portugueses
- Like
- Reply
- 6 h
- Olha não é só o Nuno tu também
2
- Like
- Reply
- 6 h
- Muito escrevi eu no DI sobre o Nuno, os Extreme, o rock… Continuo a fazê-lo por aqui, mal me surge uma notícia ou vídeo pela frente (partilhei este já há vários dias), mas parece, realmente, que a comunicação social nacional anda distraída. A verdade é que o Nuno não precisa dela, mas talvez a comunicação social precise do Nuno. Pode ser que acabe por perceber.
2
- Like
- Reply
- 6 h
- I remember the Moodys nights we were all still young. I still have a signed Viking 45.
- Like
- Reply
- 6 h
- Luís, sabes o teu irmão para mim sempre foi a inspiração maior como guitarrista, precisamente por ser portugês, por tocar ao nível dos melhores do mundo, pela musica que fez e creio que tal como eu, ele tem muitos admiradores aqui nesta nossa freguesia que dão-lhe o devido valor. A imprensa é o espelho da conjuntura actual ou vice versa , ja nem sei… Salvo as devidas distãncias, sofremos todos do mesmo problema enquanto musicos . A conjuntura actual não está para o verdadeiro musico, nem tão pouco para a banda, está só para o one man show, para o culto da personalidade. Quem toca com quem, não interessa, apenas interessa quem tem o microfone, aliás ja fiz festivais que o artista recebe umas largas centenas de milhares de euros e a coisa mais parecida com um musico que trás é 1 técnico de playback, o maquilhador, e os estilista é mais importante que os musicos para esse tipo de artista. Isso não é de agora, mas com a crise da industria fonográfica aumentou ainda mais. O mercado busca o obvio, o lucro fácil, o Fulano que canta e até aparece na TV como juri de um programa que quer descobrir mais e mais Fulanos como ele , o mercado só quer saber do Individuo que ja tem 100Milhoes de seguidores, poucos querem saber do guitarrista que tem “só” 300 mil ou do baixista que tem 50 mil … E falo do mercado, e quem balanceia o mercado que é a imprensa.Vivemos num país onde se vendem milhares de bilhetes de 150€ para festivais de verão onde ninguém sabe quem la vai actuar , com 6 ou 7 meses de antecedência, mas organizas aqui um concerto a 10€ com 2 bandas e aparecem 70 gatos pingados, alguns a dizerem que o preço do bilhete é caro, há muita gente a queixar-se que há falta de mais concertos… mas quem é que quer organizar eventos a perder dinheiro ?A nova geração esta-se a cagar para o conceito da banda, para aquilo que é o musico, não falam de musicas, acordes, escalas , harmonias, falam em beats, falam no Fruity loops, ninguém é mais compositor, são beat makers. Eu dou aulas a esta nova geração dos futuros produtores musicais, nas minhas aulas pergunto sempre quem é que sabe tocar alguma coisa ? NINGUÉM toca instrumento nenhum! esta é a nova realidade.já vou longo e desculpa o meu desabafo, mas não é só ao teu irmão que não se está a dar o devido valor, é a mim , é a ti , e todos os que tocam e neste momento não significam nada para este novo público.
2
- Like
- Reply
- 6 h
- “He’s the guy now, I think”
- Like
- Reply
- 6 h
- Like
- Reply
- 6 h
- Colocação perfeita e contundente numa ferida aberta faz algum tempo no mundinho da nossa comunicação social, no lobby imenso criado em volta de interesses e subjugando totalmente o que de real valor existe. O exemplo do brutal e unânime (mundialmente) single e solo do Nuno é perfeito para ilustrar o deprimente estado das coisas. São incontáveis as figuras ilustres por esse Mundão fora comentando e fazendo vídeos elogiando e de boca aberta não só com a música mas principalmente com o brilhantismo do solo soberbo do Nuno. Como enorme fã do Nuno não posso deixar de ficar triste e desiludido com o atual estado das coisas, e como falas ver o seu entusiasmo em perguntar como está sendo a reação em Portugal e seres obrigado a dar a resposta real. O valor do que ele e a banda estão fazendo é gigante e o mundo saberá reconhecer como já acontece. Ansioso pelo álbum e com a certeza de que pela grandeza do mesmo o reconhecimento virá, ainda que pela forma pela qual não deveria ser, o sucesso e visibilidade do single pelo mundo deveria ser mais que suficiente ainda que o rock não interesse muito mais nas nossas rádios. O Nuno é reconhecidamente um dos melhores de sempre e este álbum só vai reforçar a sua importância. Resta infelizmente esperar por dias melhores no mundinho da nossa comunicação…
- Like
- Reply
- 5 h
- Amigo Luís de acordo. Eu meto o dedo na ferida, ou no tabu dos calados da sociedade do velho sistema, e tenho o “mau hábito” de afirmar que Portugal é terra madrasta para os seus filhos especialmente os artistas de top Mundial, entre outros a fazer pela vida. Já Camões dizia que a Inveja estúpida, mentirosa e injuriadora, faz parte do adn de uma parte da sociedade portuguesa, aliada ao show-off parolo de frustrados que ainda sonham com uma sociedade de castas devido a tiques de pequenez em relação aos restantes Europeus que lhes sustentam com subsídios (repito “parte da sociedade”, não estou a generalizar). O Nuno está acima dessa gentinha, como outros “esquecidos” estão, disse. Abraço!PS: I follow Rick Beato for ages, probably the best “sommelier of rock grapes”, they make the finest wine since Little Richard
- Like
- Reply
- 5 h
- Uma triste realidade!
- Like
- Reply
- 5 h
- de acordo.
- Like
- Reply
- 5 h
- Olá Luís, penso que o nosso pequenino RCA já passou esta “Rise” algumas vezes…pelo menos ela seguiu para lá mal apareceu. Mas acho que temos passado pouco Extreme – além de More than Words… -, e isso é para corrigir Abraço.
4
- Like
- Reply
- 5 h
- RTP.PTAs Horas Extraordinárias Episódio 44 – de 24 mar 2023 – RTP Play – RTP
As Horas Extraordinárias Episódio 44 – de 24 mar 2023 – RTP Play – RTP
- Like
- Reply
- 5 h
- E foi só o q ouvi…. !!Como sempre aqui pela aldeia somos reactivos , sempre á espera, e depois quando a coisa acontece ficamos estilo “galinhas doidas” a tentar perceber o q está a acontecer ou aconteceu. Quando o mundo continua a fazer uma vénia ao Nuno, por aqui a caravana vai passando !! Nem pra nós somos bons. Abraço grande e haja saúde.
2
- Like
- Reply
- 5 h
- Edited
- He is so incredibly talented, congratulations to him!
- Like
- Reply
- 4 h
- Sem saber nada disto, ainda esta semana pensava nele. Absolutamente fantástico! Muito, muito obrigado por partilhares. Abraço!
- Like
- Reply
- 3 h
- How sad I don’t understand the obtuseness….
- Like
- Reply
- 3 h
- Infelizmente é assim!
- Like
- Reply
- 3 h
- Factual e atual. É triste, mas é tal e qual…
- Like
- Reply
- 3 h
- O solo do Rise está simplesmente incrível!!! O resto são peanuts
- Like
- Reply
- 2 h
- Beijinhos Luís
- Like
- Reply
- 2 h
- Assino por baixo, Luís! E o solo é magnífico e vocês são magníficos! Grande abraço.
- Like
- Reply
- 2 h
- Tão verdade, Luís… sempre a mesma história…
- Like
- Reply
- 1 h
- Rise está simplesmente BRUTAL!!
- Like
- Reply
- 1 h
- Edited
- Os artistas não precisam da comunicação social para nada… a arte corre nas veias e isso é impossível comprar. Go go go. Beijinho
- Like
- Reply
- 1 h
- Infelizmente é o nosso povo, pequeno e infeliz nunca reconhece os seus filhos, a não ser no futebol
- Like
- Reply
- 1 h
- Toda a razão do mundo Luís. Para não falar do reconhecimento que também a ti é devido, pela incrível arte que tens, e pela forma ímpar de tocares instrumentos.Grande abraço
- Like
- Reply
- 1 h
- Parabéns ao Nuno pelo seu talento!Obrigada pela partilha.
- Like
- Reply
- 59 m
- A comunicação social é uma coisa os músicos são outra, e os músicos (como eu e outros) sempre lhe deram o devido valor. Se os Extreme cá vierem… lá estaremos!
- Like
- Reply
- 42 m
- California e/ou Massachusetts são realidades diferentes de Portugal no q diz respeito à cultura em geral e à música em particular. Na minha casa Winger, Extreme ou White Lion e outros estão sempre em alta rotação. Quando eu ouço Extreme, os vizinhos também ouvem. Ainda há dias um vizinho perguntou-me que música era aquela e e eu disse-lhe: é música portuguesa e da ‘boa’. Aguardamos o novo disco com muita expectativa e ansiedade.
- Like
- Reply
- 38 m
- Edited
- Luis Gil Bettencourt, é o que temos. Infelizmente as luzes são sempre para os mesmos…para os iluminados da política e do futebol (e eu que até gosto de futebol). O Povo agora está assim. Repara só, uma das bandas portuguesas com maior dimensão a nivel internacional,.fez 30 anos de carreira, andou a fazer tournée pela Europa e está agora a fazer pela América do Sul/Central e ninguém publicitou nada. Publicitam-se sempre os mesmos sobretudo aqueles que fazem os programazinhos de sábado/domingo e que acabam por ter acordos com as rádios de maior dimensão a nível nacional. Ainda agora em França, está um reboliço por causa do aumento da idade da reforma e nós por cá andamos todos contentes porque o Ronaldo bisou frente ao Liechtenstein (equipa de topo mundial). Em Portugal, mais depressa se promove 50 vezes o artista, que canta a retórica engraçadinha, lá está o cantor do programa do Viva Portugal, do que aquele que trabalha arduamente para produzir algo com qualidade. E nas redes sociais a coisa é idêntica. Vejamos, eu deixei o meu emprego em Lisboa para me dedicar ao desenvolvimento de 2 negócios no Norte. Promovo o território e a cultura local e quando dou comigo a analisar as redes, mais depressa, obtem seguidores uma moça bonita a fazer agachamentos no ginásio do que eu a promover o Gerês..mas a diferença é abismal!Quanto ao Nuno, eu faço o meu melhor, promovo aqui à minha maneira e mais importante, tenho 2 princesas lá em casa, uma com 14 e outra com 8 e fico todo contente quando chego a casa e dou com elas no YouTube a ouvir o Rise…Para finalizar, deixo aqui a prova viva de que alguma coisa tenho feito para tentar ser um bom Pai.
- Like
- Reply
- 34 m
- ActiveComunicação social nos Açores? Devem andar em encontros. Vi o link completo a semana passada. E ainda mandei para vários amigos que adoraram. O resto, é o resto…(Olha o Ronaldo que já toda a gente quer sentar no banco ou mandar para casa. Isto aqui é assim.)
- Like
- Reply
- 21 m
- Edited
- Os nossos nunca são valorizados!..só quando deixam de respirar!
- Like
- Reply
- 14 m
- Nuno Bettencourt con reconocimiento de su país natal o no es muy grande !!!!! Gran aporte para la música y se le aplaude por tu gran talento!!!!
- Like
- Reply
- See translation
- 1 m