Views: 0
QUARTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2013
Minha Querida Neta Ana Laura:
Celebras hoje o teu quinto aniversário. Já principia a desabrolhar em ti o botãozinho que indicia a despedida da tua primeira infância. Ainda que não muito creditada em altura, como teus Pais, sempre te revelaste uma criança que corre adiante da sua idade. No íntimo e no secreto do raciocínio, ao invés, há muito que atingiste uma medida invejável para a tua tenridade. Depressa continuarás subindo física e mentalmente. Tens ainda de andar um certo tanto para empubesceres, tornares-te uma senhorinha sem peias nem preconceitos, mas, como o tempo é maroto e gosta das corridas à desfilada, lá chegarás num ápice. Bem gostaria o teu Vovô que, nessa altura, estivesse ainda neste mundo, sentado ao computador, a escrever-te mais uma carta de parabéns.
Tudo quanto atrás ficou lavrado significa que arribaste a esta vida para largares e te elevares em voo largo que não consigo neste momento interpretar. Mas auguro uma ascensão plena. Se custa? Claro que custa muito suor a alcançar o que quer que seja nesta vida. De outra maneira a vitória não tinha qualquer gozo. O sabor do sucesso reside menos em alcançá-lo do que no caminho que se percorre até a ele chegar. A vida é muito complexa, mas vale a pena vivê-la em plenitude. É a única riqueza que nos é dada. O resto chega depois, e devagar, é uma conquista contínua que requer força de vontade e transpiração abundante. Sei que nada disto te atemoriza. Nem agora, nem no futuro comprido, que se desdobra em passadeira vermelha à tua frente.
Pelo que tenho vindo a captar da tua personalidade sou testemunha de que é muito vigorosa e indomável. O teu não é tão categórico, que, por vezes, causa calafrios na espinha de quem ele é endereçado. Sei-o por experiência própria!
A minha esperança é que a tua robusta força de vontade continue a desabrochar com a força indómita que te habita e te habilita para as provas a que a vida te irá submeter… Um beijo repenicado da música que já vais balbuciando no teclado do teu piano! ♫♫♫♪
Braga, 17 de Julho de 2013
Vovô Luís Cristóvão