Views: 0
Não sei se alguém já passou pela mesma experiência mas apenas um desabafo relativamente ao novo Hospital Internacional dos Açores.
Deixo aqui como uma crítica construtiva numa série de aspectos a melhorar, que na minha opinião não deveriam acontecer num hospital de tamanha dimensão e único na nossa Região.
Após várias tentativas de contacto sem sucesso finalmente a telefonista atendeu a minha chamada.
Antes de ligar tive o cuidado de confirmar no site do HIA se tinham acordo com a minha seguradora, na qual tenho um seguro de saúde e se já estava disponível o serviço de atendimento permanente quer para adultos quer o pediátrico.
Perguntei à telefonista qual o custo de uma consulta de urgência com a minha seguradora e a senhora informou me que poderia ir até aos 100 euros conforme exames ou análises que eventualmente poderia vir a realizar.
Eu respondi lhe: “Minha senhora isso é óbvio, tenho noção que qualquer meio auxiliar de diagnóstico ou mesmo análises clínicas tenho noção que serão pagas à parte. Apenas quero que me informe com a seguradora em questão qual o custo de uma simples consulta médica de urgência?
Informou me que só depois da consulta, introduzindo o número da apólice é que conseguiria me dizer o preço.
A telefonista em questão não me soube responder e ainda me disse que tinha de me informar com a minha seguradora. Disse lhe que eram 20h da noite, uma situação de urgência e que o serviço de atendimento da seguradora aos clientes era apenas diurno até às 19 horas de Portugal Continental.
Na minha opinião deviam ter este tipo de informação tabelada para as diversas seguradoras que têm acordos , seja de consultas normais, de urgência, meios auxiliares de diagnóstico , etc.
Como utente tenho o direito de saber quanto vou pagar antes de realizar o serviço.
Em qualquer hospital privado do continente essa informação é logo disponibilizada e até já é possível marcar consultas online de qualquer especialidade mencionando a seguradora que temos acordo.
Já me aconteceu ligar para clínicas privadas na ilha de São Miguel de menor dimensão no qual a minha seguradora tem acordo e estes preços são todos tabelados e são dados por telefone.
Outra questão. Tentei marcar uma consulta para uma determinada especialidade e informou me que o médico A, B tinha acordo com a seguradora e o Y, Z não tinham acordo.
Agora faço a seguinte questão?
Não deveriam os médicos do HIA ter acordo com as seguradoras anunciadas no site. Outra vez o lobby do médico A, B ou C.
Se é para pagar uma consulta na totalidade, então prefiro deixar o meu dinheiro nos consultórios e nas clínicas mais pequenas de médicos que investiram capital na minha região.
Qual é vantagem de anunciaram quase todas as especialidades médicas no site e acordos se depois uma série de médicos não têm acordos com as seguradoras em questão.
Se o vosso slogan anunciado é “ A sua saúde a nossa missão “ e uma melhoria significativa na realidade e na perspectiva de cuidados de saúde ao povo açoriano, sem necessidade de deslocações para o exterior da região, na minha opinião deixam muito a desejar.
Já utilizei serviços de hospitais privados no continente que não brincam em serviço e em que estas situações não acontecem.
É uma simples opinião, vale o que vale, mas que em nada me deixou uma imagem positiva da vossa missão.
62 comments
5 shares
Like
Comment
Share
Comments
Most recent
- Excelente comentário! Já tinha conhecimento dessas discrepâncias em relação ao médico A ter acordo e o B e C não ter. A ser assim, continuamos com atendimento nos consultórios privados. Mas acredito que o HIA resolverá essas situações.