Views: 0
Sr. Presidente, precisamos de vacinas!
A visita de um Presidente da República à nossa região é sempre um acontecimento que deve ser enaltecido, mesmo quando ela não traz consequências práticas.
O contacto com as autoridades locais e com as populações, só por si, já sinaliza uma postura dialogante e afectiva, coisa muito arredada nalguns políticos, que gostam de se resguardar no conforto dos gabinetes apalaçados.
Não se conhece a agenda do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na visita que efectuará hoje aos Açores, mas há uma questão que não pode estar esquecida na mesa das conversas: a gritante falta de vacinas e a lentidão de todo este processo entre a República e as Regiões Autónomas.
Nunca se percebeu o critério da distribuição dos 2% das doses, nem ninguém na República, incluindo o Chefe de Estado, se preocupou em invocar a discriminação positiva a que as regiões ultraperiféricas têm direito.
Nenhuma voz portuguesa se fez ouvir nas instâncias europeias em defesa do tratamento diferenciado a que temos direito, a não ser uma pergunta de uma deputada europeia à Comissária da Saúde, que reconheceu a disciminação positiva da ultraperiferia inscrita no Tratado Europeu, mas remeteu o problema para os estados membros.
Todo o processo de contratação das vacinas, com as farmacêuticas, foi a vergonha que se conhece, pelo que não surpreende que a Comissão Europeia, em mais uma atitude incompetente, lave as mãos deste problema levantado pelas regiões ultraperiféricas.
Fazem bem as autoridades regionais virarem-se para os EUA, pedindo ajuda na aquisição de vacinas, ao abrigo do Acordo de Cooperação entre Portugal e os EUA pela presença militar nas Lajes.
Mas até neste esforço a região não tem recebido qualquer apoio da República.
O desprezo com que o Ministro dos Negócios Estrangeiros tem tratado os Açores nesta e noutras matérias diplomáticas é por demais conhecido e merecia uma mediação mais atenta por parte do Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa têm sido tão solícitos, nesta pandemia, a invocar a “continuidade territorial” e a “coesão interna”, pois o Sr. Presidente tem agora uma boa oportunidade, nesta visita, de ouvir os anseios da população açoriana nesta e noutras matérias, mexendo os cordelinhos para termos mais vacinas e um tratamento mais digno e justo por parte da República.
Para que a “continuidade territorial” não seja invocada em vão…
(
Osvaldo Cabral
– Diário dos Açores de 01/05/2021)
Visit the COVID-19 Information Centre for vaccine resources.
Get Vaccine Info
1 comment
6 shares
Like
Comment
Share
1 comment
All comments
- https://blog.lusofonias.net/wp-content/uploads/2021/05/sr-presidente-precisamos-d-evacinasPages-from-2021-05-01.pdf