SERÁ ESTE NAVIO APROPRIADO PARA O CORVO?

Views: 0

Artigo que público no “!Tribuna das Ilhas”, da Horta. em 16/7
“Thor Assister” – Será Este o Navio do Corvo?
Salvo erro no passado dia 20 de Abril o dirigente do PPM e Deputado Regional eleito pela ilha do Corvo anunciou, com alguma pompa e muito sarcasmo, que esta nova administração regional tinha descoberto um “navio de outro mundo” para fazer serviço para o Corvo. O governo anterior teria dito que era muito difícil encontrar um navio para operar com regularidade e durante todo o ano no porto da Casa, no Corvo.
Antes de avançar na análise desta questão quero lembrar que antes do furacão Lorenzo (2/10/2019) ter destruído o porto das Lages das Flores, o pequeno navio “Lusitânia”, da EBP, assegurou durante vários anos, com regularidade, o transbordo para o Corvo, a partir das Flores, das mercadorias destinadas a essa Ilha e trazia do Corvo as mercadorias exportadas. Esse serviço decorreu com a normalidade que a meteorologia e as condições portuárias, entretanto um pouco melhoradas no que se refere ao Corvo, foram permitindo, sem que houvesse situações graves de ruptura de abastecimento. Depois do Lorenzo a situação mudou muito, o porto das Lages deixou temporariamente, mas por muito tempo, de poder ser base de um navio e era de facto urgente encontrar uma solução para o abastecimento regular do Corvo, a partir do Faial com o apoio possível nas Flores.
Foi neste contexto que, durante 2020, foi consensualmente reivindicada a existência de um navio, necessariamente pequeno, mas com condições para, a partir basicamente do porto da Horta, pudesse assegurar o abastecimento do Corvo. Foi usado várias vezes o “Cecília A” da EBP e depois os navios da Graciosense, mas a regularidade, especialmente no Outono e no Inverno, foi muito fraca.
Depois de ter passado esse ano de 2020 e de ter mudado o Governo Regional apareceu o “Thor Assister”, de 45 m de comprimento, 11,8 m de boca e 3,4 m de calado. Trata-se de um rebocador, com bandeira das Ilhas Faroé e operado pela Mutualista Açoriana.
O navio chegou à Horta em maio e por aqui tem estado. Entretanto tinha saído em 8 de Fevereiro de 2020 o anúncio de um concurso publico internacional promovido pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Regional e intitulado Prestação de Serviços de Transporte Marítimo Regular de Mercadorias entre Faial- Corvo- Flores-Corvo-Faial. Só foi admitida nesse concurso a Mutualista Açoriana, o que levou a que, em Março, as outras duas empresas concorrentes – Seamaster e Energia Eficiente – impugnassem o concurso o que motivou a sua suspensão. Entretanto a 14 de Junho o Tribunal, considerando o facto de a resolução desta situação ser muito urgente, levantou essa suspensão.
Esse levantamento da suspensão do concurso, feito há quase um mês, ainda não produziu efeito prático, pois, pelo menos até hoje, o navio, com tripulação a bordo, ainda não faz a carreira contratada.
Será que haverá outros problemas?
Não estranho o facto de a Mutualista ter escolhido um rebocador de 500T para este serviço. Penso que terá capacidade de transporte de combustível e alguma carga sólida, mas lembro que o navio é de popa baixa e tem um calado de pelo menos 3,4 m, o que pode ser muito para um porto como o do Corvo. Os 45m de comprimento, associados aos quase 12 m de boca fazem com que este pequeno navio seja grande para o porto pequeno do Corvo. Se a operação se iniciar poderá, com este navio, ter regularidade especialmente de inverno?
Penso que estas são dúvidas legitimas, mas penso principalmente que as entidades que decidiram fazer este concurso e aceitaram aquilo que a empresa que ganhou apresentou, têm que dar, com urgência, explicações publicas sobre os atrasos deste processo.
Não basta discursar com ênfase e sarcasmo, é preciso principalmente saber encontrar uma boa solução! Resumindo: será este mesmo o navio do Corvo?
Horta, 12 de Julho de 2021
José Decq Mota
(A fotografia, foi tirada por mim no passado dia 13/7 às 14h30 e mostra-nos o “Thor Assister” atracado na doca Norte do porto da Horta)
May be an image of outdoors and text that says "HOSVIK THOR ASSISTER TER THOR ASSISTER WWW.THOR.FO FO WWW"
15 comments
3 shares
Like

Comment
Share
15 comments
View 3 more comments
  • Nuno Gonçalves

    A designação certa para este tipo de navio chama-se anchor andling e não rebocador.
    São a classe de navios com mais capacidade de manobra que existe, muito superiores aos rebocadores.
    Com sistema DP2, dois azipode truster na poupa, um azimute truster …

    See more
    1
    • Like

    • Reply
    • 7 h