Views: 0
SATA e Iberia substituem TAP nas rotas de verão
Porto Santo e Cabo Verde vão ter voos da SATA e Ibéria porque TAP não negociou com operadores nacionais
Tem sido uma retoma aos soluços do sector da aviação. Janeiro e fevereiro revelaram-se desastrosos. A TAP fez mil voos no mês passado, um terço do que voou em janeiro. A atividade está abaixo dos 10% de antes da pandemia. Os principais mercados, Brasil e América do Norte, estão praticamente fechados. E a companhia tem estado a gerir crises internas — a última foi o ‘tsunami’ Groundforce. Os órgãos de gestão estão esvaziados — Lacerda Machado e Esmeralda Dourado são as saídas mais recentes. O trabalho em curso é hercúleo: a TAP está a negociar a saída de trabalhadores — a lista ia em 800 pessoas na quarta-feira — e assiste-se a uma sangria no sector comercial e de marketing — o coração da estratégia em matéria de rotas —, onde estão profissionais com décadas de experiência. Dionísio Barum, Paula Canadas e Carlos Paneiro são pesos pesados que saem deixando um vazio que gera preocupação junto de históricos da companhia.
Com mudanças internas sucessivas a ocorrer na empresa, está também a adensar-se o mal-estar na relação com os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais, que já desde o final do ano passado intentam negociações para compor a programação para o verão de 2021, apesar de todas as incertezas associadas à pandemia. A TAP decidiu ficar fora dos programas dos operadores no próximo verão para destinos tão comuns para os portugueses como as ilhas de Porto Santo e Cabo Verde, rotas que acabaram por ser tomadas pela espanhola Iberia e também pela açoriana SATA.
A Agência Abreu já tem planeada a programação de charters para o verão de 2021, à base de voos semanais assegurados pela Iberia para Porto Santo, numa operação que é partilhada com a generalidade dos operadores turísticos em Portugal, como Soltrópico, Nortravel, Clube Viajar ou Solférias. A SATA vai assegurar voos semanais de Lisboa e Porto para Porto Santo. Numa altura em que as viagens se perfilam restritas devido à covid, é gritante a ausência da TAP nos poucos destinos abertos e que são essenciais nas férias dos portugueses, mas a Agência Abreu não quer fazer comentários sobre “questões relacionadas com outras empresas”.
Com a TAP fora de jogo e a desinteressar-se dos programas dos operadores turísticos nacionais, a Iberia está ativamente a posicionar-se para fazer voos diretos de Madrid, Barcelona e Bilbau para a Madeira, no verão, enquanto ‘destino seguro’ e com poucos casos de covid, segundo faz eco a imprensa espanhola.
Com os €1,2 mil milhões de ajuda a esgotar-se, a TAP irá receber, em breve, mais €463 milhões de auxílio intercalar, ao abrigo da Linha Covid, por danos provocados pelo fecho de fronteiras. É um montante que chegará às contas em formato de subvenção, sabe o Expresso. Ou seja, será dinheiro que sairá diretamente do Orçamento do Estado. Bruxelas não deverá opor-se a que o apoio estatal avance, até porque o Governo e a TAP testaram a sensibilidade a esta solução há cerca de um mês e meio e a Comissão Europeia não terá levantado a bandeira vermelha. É um auxílio que não colide com o plano de reestruturação em curso, ao abrigo do draconiano artigo de reestruturação e resgate. Um sinal de que a TAP podia não ter sido empurrada para a agressiva reestruturação a que está sujeita. O dinheiro poderá ser libertado a qualquer momento. O que tem estado a atrasar o processo são dificuldades internas: é um montante elevado e o Ministério das Finanças tem muitos fogos para apagar.
(Anabela Campos e Conceição Antunes – Expresso de 26/03/2021)

6 comments
Like
Comment
Share
Comments
All comments
- Tenho dificuldade de entender todos voam e a TAP no chão?É propositado?Sera a maneira de arruma-la mais depressa? Não tenho estudos para entender…..