salvar a maia s miguel açores

Salvemos a Maia
A Freguesia da Maia está a sofrer nos últimos anos, um autêntico hecatombe!
Resumo da minha Intervenção verbal na reunião do CESA – Conselho Económico e Social dos Açores, no dia 19 de Janeiro de 2022
Exmos. Senhores,
Presidente do CESA Dr. Gualter Furtado
Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego Dr. Duarte Freitas
Caros colegas conselheiros,
As minhas desculpas por voltar a trazer esta questão, mas é gritante e preocupante o que está a acontecer na terra onde nasci, cresci e vivi a maior parte da minha vida, a Freguesia da Maia, a qual nestes últimos tempos tem sofrido uma verdadeira hecatombe.
Embora possa vir a ser acusado de ser repetitivo, nota-se que as instituições bancárias com sede nos Açores não mostram qualquer interesse em ultrapassar esta situação, muito menos as Direcções Regionais das instituições bancárias com sede no Continente.
Sem rodeios e entrando directamente na situação da minha terra a Maia:
1 – Começou pelas SCUTS com encerramento do caminho directo de acesso (de quem vai de poente para nascente de São Brás para a Maia) e construindo um outro sem acessos directos. Além do mais, ou não foi feito o devido estudo de impacte ambiental ou foi elaborado à distância – tal foi a pressa de entregarem a obra ao grupo espanhol. Derivado a esta grave falha, incompetência ou desmazelo, as grotas da Lajinha e Pedra Queimada, a Ribeira dos Calços da Maia e a Ribeira da Faleira passaram a ter um caudal muito superior. A situação agrava-se com as condições climatéricas adversas, uma vez que sempre que há grandes enxurradas , os cursos de água trazem detritos de toda a espécie, para a zona do Calhau da Areia (Porto de Pesca/ Praia). Basta dirigirem-se à nossa “Trincheira” nos dias de chuva e reparar na coloração do mar, parece lodo.
2 – Encerramento do Balcão dos CTT
3 – Encerramento por precaução já há mais de 4 anos, do caminho de acesso Maia / Lombinha /V.V.
4 – Destruição do pequeno Porto de Pesca que também servia de praia e mantinha um pequeno espaço para jogos na areia. Esta obra, que já deveria ter sido investigada pelas autoridades judiciais.
5 – O encerramento da Padaria da Maia, que não mereceu o apoio devido, ao trabalhador empresário e à família que se dedicavam de alma e coração..
6 – O encerramento dos balcões dos bancos na Maia.
Portanto, Senhor Presidente, Senhor Secretário e caros conselheiros, é tempo de fazermos um apelo conjunto, para a criação de medidas excepcionais para a Maia, e outras zonas semelhantes na nossa região, para o risco sobre os pequenos e médios empresários que lá investiram – alguns que já se encontram na lista de pobreza envergonhada, ou prestes a entrarem em estado de falência.
Obras no Caminho da Lombinha
Em relação ao caminho da Lombinha, que dá acesso mais directo para as freguesias da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande e Concelho do Nordeste para a Maia, já há quatro anos está encerrado.
No início por ser um perigo à circulação e depois pelas obras de melhoramento e segurança, que estão a ser realizadas pela Câmara Municipal Ribeira Grande presidida pelo Sr. Dr. Alexandre Gaudêncio, que depois de 60 anos em que só houveram pequenos reparos, tendo sido os últimos há 40 anos, na presidência do Sr. Artur Martins.
A CMRG e bem, teve a coragem de iniciar esta obra tão complexa e premente, mas a mesma poderá não ser compatível com o Orçamento Municipal, este esforço financeiro tem de ser feito a nível Regional, Nacional e mesmo recorrendo a fundos europeus. Uma intervenção deficiente ou incompleta poderá levar, a que um dia, a histórica freguesia da Maia, sofra acidentes trágicos com derrocadas do Monte Sapata.
Afonso Quental
( Conselheiro do CESA)
May be an image of text
2 comments
1 share
Like

Comment
Share
2 comments
View 1 more comment
Most relevant