sabe o que é bargado, O Dr J M Soares de Barcelos explica

Views: 0

J.m. Soares de Barcelos
5 mins ·

Curiosidades sobre a linguagem das Ilhas dos Açores

O adjectivo “bargado”, não vem registado nos dicionários da Língua Portuguesa, a não ser como referência a um termo do Brasil. Na Ilha das Flores significava indivíduo sem importância. Como escreve o Padre Nunes da Rosa nas Pastorais do Mosteiro: “Aquela bargada, bem sabe, não podia passar sem o seu vestido de visita”.
Em S. Miguel tem um sentido totalmente diferente, significando espertalhão, finório, no caso de ser pessoa; se for animal, significa esperto, que não se deixa apanhar. Tem ainda outra aceção nesta ilha: animal de ventre branco ou malhado da mesma cor. Curiosamente, com esta aceção, é corruptela de «bragado». No Brasil, também se utiliza com o mesmo sentido quando se refere ao gado.

Quem não conhece as “barras da casa”, friso pintado ao longo das esquinas, das portas e janelas e, paralelamente, junto ao chão das casas, variando de cor consoante o gosto de cada um, presente nas casas tradicionais de modo semelhante às casas do sul de Portugal continental e que as torna tão vistosas? Será talvez por isso que em Santa Maria lhes chamam vistas.

E por hoje é tudo.