reflexão sobre os telejornais que não dão o que é notícia

Views: 0

EXCELENTE reflexão 👏
Os telejornais têm aberto todos os dias, e assim ficam todos uns bons 20 minutos, com imagens de transporte de doentes para o Funchal e para outros locais. E seguem entusiasmados esses transportes em directo, o avião, as ambulâncias, como seguem o carro do Marcelo ou o autocarro de Benfica, como se isso fosse notícia e assim distraindo as pessoas do essencial.
O que é que é verdadeira notícia? Olha…, desde logo esmiuçar as razões que levam a que este bando de incompetentes que nos governa não tenha antecipado todo este problema e antecipado também a sua resolução (quando teve quase um ano para isso), ao invés de andar agora a apagar fogos e a distribuir doentes por todo o lado.
Verdadeira notícia? É esta pouca-vergonha da novela sem fim do procurador Guerra e que ofende o governo, a ministra, os ministros, o PM, o PR, e, acima de tudo, Portugal e todos os portugueses. Notícia? Notícia é o PM ter mentido com todos os dentes (e ele aparenta ter mais do que o comum dos mortais) dizendo num programa da televisão que o seu Ministro da Educação não tinha dito o que disse. Notícia é o Ministro de Educação ter igualmente mentido com a lata toda, dizendo que não disse o que nós todos ouvimos e sabemos que disse. Notícia é o Secretário Geral Adjunto do PS não saber o que diz nem ninguém compreender o que disse sobre as aulas presenciais ou à distância.
Notícia é o PM mentir, também e outra vez, dizendo que antes do Natal desconhecia a estirpe britânica do vírus chinês (se os britânicos levam com a identificação, os chineses levam também; já dizia o sapateiro em A Canção de Lisboa: “ou há moralidade ou comem todos”), isto quando toda a gente sabe que isso é mentira.
Notícia é toda esta bandalheira a que se está a assistir com a vacinação da gripe chinesa, com toda esta maltosa a atropelar-se para passar à frente dos médicos, dos velhos e dos doentes, o que revela, se não o conluio do governo, pelo menos a sua total incompetência na coisa mais séria que lhe cabia fazer, gerir e controlar.
Notícia é, no meio de toda esta desgraça e miséria, levantar-se de tempos a tempos nas suas perninhas aquele tolo do Ministro Pedro Santos a anunciar como prova de vida TGV’s, aeroportos e dinheiro para a TAP e para isto e para aquilo, quando por todo o lado se anunciam antes insolvências de cabeleireiros, restaurantes e de um número incontável de outros estabelecimentos.
A comunicação social não tem notícias? Notícia é o PR ter anunciado que a Ministra da Saúde lhe mentiu ao ter garantido que havia vacinas para a gripe, quando não havia, e ficar tudo na mesma. Notícia é o Ministro da Educação ter mentido ao garantir que havia computadores para todas as crianças quando não tinha comprado coisa nenhuma.
Notícias? Notícia devia ser a oposição à esquerda estar calada com tudo o que se está a passar quando em outros tempos não parava de ganir perante qualquer minudência.
Mas não: levamos com a notícia pormenorizada dos transportes dos pobres doentes. Como foi feita, em que avião, quanto gasta aos 100, quanto tempo durou, se as luzes da pista de aterragem estavam ligadas, qual a equipa médica que seguia no aeroplano, eu sei lá que mais.
A comunicação social tem muitas notícias, teve muitas notícias ao longo da semana e todas elas merecedoras de abrirem os telejornais; prefere é esconde-las e passar um pano pela incompetência do governo socialista. E por isso estamos 20 minutos a ver os pobres doentes a serem transportados de um lado para o outro. Não há almoços grátis e aquela pipa de massa dos contribuintes que o governo socialista ofereceu há um ano à comunicação social tem de ser paga, ainda que ao ponto de a comunicação social perder a sua credibilidade e violar os critérios jornalísticos.
Miguel Jonet!
2 comments
Like

Comment
Comments
View 1 more comment

Mais artigos