527. AS ROQUEIRAS (FOGUETES) DO MEU DESCONTENTAMENTO 27.5.2024

Views: 7

para compensar o lamento da crónica que vai depois das imagens, estas servem para me recompensar de viver aqui…..

 

527. AS ROQUEIRAS (FOGUETES) DO MEU DESCONTENTAMENTO 27.5.2024

Há tradições e tradições, e se bem que, de uma forma geral, apoie e sustente a sua preservação, tenho de admitir que com o passar dos anos, e séculos, fruto da ecologia e outras ciências, algumas dessas tradições estão condenadas e devem ser abolidas ou modificadas.

Refiro-me a uma proposta (que, infelizmente ainda não encontrou eco legal) do partido PAN para acabar com o ruído, eliminando as roqueiras e morteiros (foguetes ou petardos) ou substituindo-as por outras silenciosas. Raramente estou de acordo com o PAN e seus extremismos, mas dei comigo a aplaudir a proposta.

É a partir de maio e até finais de setembro que o tormento surge. Estamos na época do Espírito Santo e não só nesta festa, mas em todas as ocasiões (e elas parecem ser semanais) há as roqueiras (os tradicionais foguetes ruidosos) que impedem qualquer descanso, assustando animais e humanos a qualquer hora do dia e da noite. Costumo dizer que se eu mandasse …. nunca mais acendiam nenhum foguete…

Ontem dia 26 de maio os mordomos dum qualquer Império aqui na Lomba da Maia devem ter-se esquecido da crise e toca a fazê-los rebentar, a todas as horas, entre as 07.20 e as 24.00 com deveras curtos intervalos de descanso e silêncio. Em vinte anos foi o dia com mais foguetório de que me lembro, tive de manter as janelas fechadas apesar da temperatura amena de 20 ºC e uma das minhas cadelas passou o dia aterrorizada a urinar por toda a casa e a tentar esconder-se debaixo dos meus pés, aqui na secretária, donde escrevo este lamento que, infelizmente, ninguém vai ouvir e muitos irão criticar.

Haverá, quiçá, até uma certa xenofobia e a velha afirmação de que eu afinal nem sou de cá…ou como o outro (vizinho) em tempos me disse, “ó senhor isto não é a cidade” e a desculpa tola de que como é tradição sobrepõe-se a toda e qualquer lei que exista ou venha a existir.

Qualquer festa, festarola ou celebração (até no desporto futeboleiro) vem sempre acompanhada de foguetes estrelejando nos céus com o seu caraterístico bum, que ainda hoje ninguém me conseguiu explicar para que servem.

Já tentei entender se tem a ver com frustrações edípicas ou outras, com sexualidades reprimidas ou quejandas mas nada descortinei que as pudesse explicar, de forma satisfatória.

Além do inconveniente para tímpanos mais sensíveis, há o desassossego de animais domésticos e outros que entram em pânico com o barulho, como há anos observamos cá em casa.

Depois, há o incumprimento das normas e horários. Quando interrogo algum dos nativos logo me respondem “isto não é a cidade, senhor”. Começam normalmente pelas 07 da matina e vão até bem depois da meia-noite, à revelia de posturas municipais, e outras leis que definem o período em que podem ser lançados tais foguetes.

Ecoam como canhões, desde manhã cedo até noite adiantada rompendo o silêncio do descanso da madrugada. As roqueiras ao contrário do fogo de artificio são só barulho sem cores nem desenhos elaborados riscando os céus.

Os açorianos primam pelo desconhecimento e incumprimento de normas de segurança, em geral. É vê-los de cigarro na boca, a acendê-lo na ponta do rastilho e lançar o projétil ao ar.

Parecem crianças com um brinquedo, deveras perigoso, mas a irracionalidade de os lançar a qualquer hora confunde-me e irrita-me.

Sei que somos poucos, uma minoria talvez de descontentes com esta tradição, a precisar de leis e normas e fiscalização para se acabar com este flagelo auditivo nas suas múltiplas vertentes de perigo além do inconveniente estrondo.

Hutis reivindicam ataque a três navios, um com bandeira portuguesa

Views: 1

Os rebeldes iemenitas Hutis, apoiados pelo Irão, reivindicaram hoje ataques a dois petroleiros e um porta-contentores — este com bandeira portuguesa -, no Mar Vermelho e Oceano Índico, bem como disparos contra dois contratorpedeiros dos EUA, não identificados.

Source: Hutis reivindicam ataque a três navios, um com bandeira portuguesa

PS e JPP anunciam acordo para “governo estável” (e bloquear PSD no poder)

Views: 10

Os dois partidos, que “tiveram mais votos e mais deputados” eleitos do que Partido Social Democrata (PSD), decidiram “formalizar uma declaração de princípios para encetar diálogo com os restantes partidos com representação parlamentar, à exceção do PSD e do Chega”, por forma a alcançar “um apoio parlamentar mais robusto”.

Source: PS e JPP anunciam acordo para “governo estável” (e bloquear PSD no poder)

Son Doong, a maior e mais maravilhosa caverna do Mundo, tem o seu próprio ecossistema – ZAP Notícias

Views: 7

A caverna de Son Doong, no Vietname, é tão vasta que nela caberiam vários arranha-céus de 40 andares. Foi explorada pela primeira vez por humanos em 2009, quase 20 anos depois de a sua entrada ter sido descoberta por acaso. Situada perto da fronteira entre o Laos e o Vietname, “Hang Son Doon”, algo como “caverna do rio da montanha”, tem entre 2 e 5 milhões de anos. Com a maior secção transversal de todas as cavernas conhecidas,  é considerada a maior caverna do Mundo — tão vasta, que nela caberiam vários arranha-céus de 40 andares. Descoberta acidentalmente em 1990

Source: Son Doong, a maior e mais maravilhosa caverna do Mundo, tem o seu próprio ecossistema – ZAP Notícias

Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10 – ZAP Notícias

Views: 5

Uma equipa de investigadores descobriu dados cruciais sobre a forma como os iões se movem através dos minúsculos poros de um supercondensador — um dispositivo de armazenamento de energia com potencial para um carregamento muito mais rápido do que as baterias convencionais. Imagine se o seu computador portátil ou smartphone pudesse ser carregado num minuto — ou se um carro elétrico pudesse ser totalmente alimentado em 10 minutos. Um novo estudo, conduzido por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado esta sexta-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences, pode torná-lo possível brevemente. No

Source: Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10 – ZAP Notícias

Adeus, voos low-cost? Leis climáticas da UE podem acabar com as viagens baratas – ZAP Notícias

Views: 4

A era das viagens aéreas de baixo custo na Europa pode ter acabado de vez, graças, em parte, às recentes políticas ambientais da UE. Em suma, trata-se de uma boa notícia para o clima. Mas muitas pessoas com rendimentos baixos e médios que costumavam viajar pela UE deixarão de o poder fazer ou, pelo menos, poderão fazê-lo com muito menos frequência. Crucialmente, as mesmas políticas terão pouco ou nenhum impacto na utilização de jatos privados, muito mais poluentes, que normalmente cobrem distâncias servidas por companhias aéreas comerciais e comboios. Este é um caso de sacrifício injusto para a ação climática.

Source: Adeus, voos low-cost? Leis climáticas da UE podem acabar com as viagens baratas – ZAP Notícias

ALGUÉM SE LEMBRA DAS HOT PANTS?

Views: 3

Recommended post Tim Woolnough
As Chas and Dave famously said, “London girls are the best in the world, there ain’t no doubt about it”. Hot pants from the early 1970s.
113
89
Like

Comment
Share
View more comments
Haroun Rashid

Can anyone recall the name of the Disco at the southern end of Carnaby St? It had a flame burning over its entrance. Spent many nights there but gone blank now on its name!
  • Like

  • Reply
  • Share
2