quando portugal conquistou madrid, recordemos esse momento

Views: 0

No photo description available.
Quando os portugueses tomaram a cidade de Madrid
Faz hoje precisamente 315 anos que se deu um episódio pouco lembrado da História de Portugal,
aos 28 dias de Junho do ano da graça do Senhor de 1706, D. António Luís de Sousa, 2º Marquês das Minas, tomava pelas armas Madrid, a grande cidade capital do Reino de Espanha, “vingando” assim a entrada do Duque de Alba em Portugal 126 anos antes, a quando da perda da independência nacional.
É, pois, razão mais que suficiente para trazê-lo de novo à tona do presente:
Com efeito, no âmbito da Guerra da Sucessão de Espanha, na qual Portugal se viu envolvido na sequência da sua integração na Grande Aliança, cerca de 15.000 soldados portugueses sob o comando do Marquês das Minas entram triunfalmente em Madrid após uma marcha de mais de 500 km desde a nossa fronteira, em sucessivas operações coroadas de êxito, para aí fazerem aclamar o Arquiduque Carlos de Habsburgo como Rei de Espanha.
Acerca do dito Marquês e dos seus feitos, escreveu-se à época assim: “Fez a sua vitoriosa entrada em Madrid, onde esteve instalado como senhor durante 40 dias, no Paço Real, recebendo a sujeição dos poderes constituídos e tribunas. A orgulhosa cidade mandava humildemente os seus deputados ao general português para pedir que nomeasse o corregedor que devia governar a cidade, e muitas cidades das províncias próximas tais como Segóvia, Toledo, Talavera de la Reina, Ávila e outras, enviaram também os seus emissários implorarem a protecção do nosso general”.
Nesta imagem, numa representação datada de 1675, as Armas do Marquês das Minas.