pudim Molotof? não, Malakov

Views: 2

‘A origem do nome «pudim Molotov»
242 22 6 1568
Gostaria de saber qual a origem do nome “Molotof” em relação à excelentíssima sobremesa portuguesa confeccionada com claras de ovos batidas em castelo.

Sei que a sua denominação deriva do nome do diplomata/político soviético russo Vyacheslav Mikhailovich Molotov, o qual foi o genocidiário na Ucrânia em 1932/33 cujo nome foi ironicamente atribuído à arma química «cocktail molotov» pelos finlandeses na época da invasão soviética do seu país.

Como é que essa arma tão destrutiva veio a ser em Portugal uma sobremesa tão saborosa?

Duvido que tenhamos utilizado este bolo contra os nossos inimigos.

Obrigado.

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 23K
O nome original deste doce é «pudim Malakof» e está relacionado com a guerra da Crimeia que decorreu em 1854 e 1855.

Malakof é o nome de uma fortaleza que protegia a cidade de Sebastopol. O general francês Pélissier tomou esta fortaleza e recebeu o título de duque de Malakof. É uma sobremesa de tempos de guerra, visto que é feita com claras de ovo. Por exemplo, em Portugal, é frequente fazermos este pudim para aproveitarmos as claras que sobram da receita do pão-de-ló, que usa apenas as gemas dos ovos.

Durante a guerra de 1939-45, notabilizou-se como ministro dos Negócios Estangeiros da URSS Vyacheslav Mikalovich Skriabine, dito Molotov na clandestinidade. Foi com este nome que passou a ser conhecido internacionalmente. Provavelmente por confusão com este nome, o povo português passou a designar também esta sobremesa por «pudim Molotov».

A. Tavares Louro/Carlos Rocha 7 de dezembro de 2007
Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Outros’

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-do-nome-pudim-molotov/22227 [consultado em 19-07-2022]