premonições de 2013

Views: 0

DESEMPREGO ETERNO – 28 ABR 2013, CRÓNICA 126

“Alemanha oferece ensino e emprego a Portugueses.” Comentei: primeiro roubam-lhes o futuro e depois aliciam-nos para irem enriquecer quem lho sequestrou. Há erros estruturais na governação, desde há mil anos, um belo ramalhete de erros criando um permanente estado de bancarrota, de falência das instituições. Eça e Antero definiam o país (há mais de 120 anos) “uma permanente crise endémica que se propaga de geração para geração, sem nunca melhorar.”

Há a guerra da banca que domina a economia, crises abafadas pelos EUA na especulação, e manipulação da economia mundial, imprimem papel-moeda, usam a Goldman Sachs, consórcio, sem cara nem nome, para colocar testas-de-ferro, a chefiar as democracias da Europa.

O proletariado desaparece (os trabalhadores pomposamente chamados colaboradores, melhor designação mas baixam vencimentos), retiram regalias, despedem como se de um trapo usado se tratasse. A desumanização vai para além das políticas da falecida baronesa Thatcher e Ronald Reagan; ultrapassa o nepotismo da clique de George Bush, Dick Cheney e a firma Halliburton. Os meios de comunicação social expressam a voz do dono, produzindo notícias catastróficas, balões de ensaio sobre o que está para vir, anestesiando a população com medo e entretendo-as com telenovelas, Casas dos Segredos, e outras manifestações de atraso mental.

A tática (politicamente correto, uma espécie de duplipensar orwelliano) é branquear a história, cultura, conhecimento científico tradicional, filosofia e disciplinas capazes de levar a pensar. Olho em volta, tento dialogar, poucos se importam e menos estão interessados.

Outros sentem-se ofendidos pela forma, que consideram indigna, como os trato ao criticar a falta de conhecimentos, mesmo admitindo que a culpa não é deles mas do sistema que os formatou. Falta-lhes, o conhecimento histórico, o sentido crítico, a capacidade de discernir e questionar, e, a formação generalista que lhes permita a visão global e desfragmentada das manobras de bastidores, do embrutecimento das pessoas, do ensino, da manipulação, da cultura do medo (sugerindo sempre que amanhã será pior!), da visão repetida até à exaustão de violência.

De tanto repetirem as patranhas o povo, iletrado e inculto, acredita, na enorme lavagem ao cérebro, e vota nos que prometem mundos e fundos até serem eleitos e depois fazem o contrário culpando os antecessores. Entretanto, arranjam-se bodes expiatórios, ameaças de terrorismo, a causarem mais medo e progressiva redução das liberdades em nome da luta contra o inimigo, o terrorista. Temos um complô de teias intricadas que desafiam a credulidade, americanos a matar cidadãos seus? Isso só o inimigo fazia. Como ninguém acredita (atribui-se a Teorias da Conspiração) prepararam terreno para guerras, invasões, em nome do sagrado deus do lucro.

O futuro virá com milhões de desempregados, apartamentos vazios sem comprador, pessoas com fome e sede no meio de butiques da última moda, campos por cultivar e será importada comida (geneticamente modificada da Monsanto). Os ricos cada vez mais ricos, podres de ricos, tão ricos que nem sabem o que fazer ao dinheiro e pobres tão pobres que terão de pagar o ar que respiram e a água que não têm nem bebem.