Views: 0
Premiados trabalhos sobre descolonização de Timor e judeus portugueses em França
Lisboa, 09 dez 2022 (Lusa) – Um trabalho sobre a descolonização do Timor português e um outro sobre o salvamento dos judeus portugueses em França venceram o Prémio Aristides de Sousa Mendes, galarão instituído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP).
De acordo com a organização, os trabalhos “Descolonizar não é abandonar, mas também não é ficar: A turbulenta descolonização do Timor Português (1974-1975)”, de Zélia Pereira e Rui Feijó, e “Derrubar o muro da indiferença e do preconceito: Os diplomatas portugueses em França e o salvamento dos judeus portugueses” de Victor Pereira, venceram ex-aequo este prémio.
O júri decidiu por unanimidade atribuir o prémio, no valor de 3.000 euros, a estes autores.
Além do valor monetário, os trabalhos serão publicados numa edição especial da Revista Negócios Estrangeiros, garantida pela ASDP, em conjunto com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O objetivo do prémio é “incentivar o aparecimento de obras e estudos no domínio da diplomacia, da história diplomática portuguesa e da política externa portuguesa.
O júri foi composto pelo embaixador José Duarte de Jesus (presidente), Maria Raquel Freire (vice-presidente) e os vogais Pedro Aires de Oliveira, Joana Lino Gaspar e Margarida Lajes.
SMM // LFS
Lusa/Fim
View insights
10 post reach
Like
Comment
Send