Views: 0

O que pode ser dito sobre o aumento de preços dos combustíveis de amanhã?
— O aumento do preço do gasóleo será de 14,5 cêntimos (a mais expressiva das duas últimas duas décadas), superior ao da gasolina que, tudo indica, será de 9,5 cêntimos.
Tal deve-se:
— Ao aumento do preço do barril de petróleo que passou a rondar os $118USD;
— À valorização do dólar;
— O aumento diferenciado decorre do facto da Rússia ser um grande exportador de gasóleo para a Europa pelo que os receios quanto ao fluxo de fornecimento está a assustar mais os que negoceiam gasóleo no mercado dos produtos refinados do que os que negoceiam gasolina.
— E o aumento deve-se também à carga fiscal, que não pára de aumentar; por exemplo, do aumento do gasóleo de amanhã 3 cêntimos são impostos adicionais e do aumento da gasolina 1,5 cêntimos são mais impostos.
O governo que a nível político tem estado muito bem no processo da invasão da Rússia à Ucrânia, em termos económicos está a aproveitar-se do aumento de preços dos combustíveis para arrecadar mais receita. A carga fiscal por litro de combustível rondará, em média, os 80 cêntimos que corresponde ao preço do gasóleo em 2004 (conforme tabela)!
Porque é que o governo não diminui simplesmente os impostos, evita mais burocracias com o auto-vaucher e beneficia mais quem gasta mais?
— Porque assim parece que faz o que pode, mas efetivamente não faz; e efetivamente não faz porque o auto-vaucher não é justo, gera burocracia e não é universal:
— na verdade, muitas pessoas não acedam ao desconto,
— alguns porque não estão para se chatear,
— outros porque não sabem,
— outros porque tentam aderir e, pelo menos por estes dias, asseguram que não têm conseguido,
— e outros ainda porque recebem parte do salário em despesas de combustível.
Like
Comment
Share
