PRAIA DA VITÓRIA PROCESSO “Contra professor da UAç – Félix Rodrigues: fica a pairar”.

Views: 0

Fiquei a saber pelas notícias, e não só, que “O processo que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e o seu Presidente Tibério Dinis” disseram ter-me posto, afinal paira no ar como ameaça.
Passo a reproduzir a notícia do jornal Diário Insular: “Contra professor da UAç – Félix Rodrigues: Processo fica a pairar”.

“Está pronto para ser entregue aos tribunais o processo contra o professor da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, que tem sido das vozes mais críticas face ao problema da contaminação no concelho da Praia da Vitória, revelou ontem, em Assembleia Municipal, o presidente da autarquia, Tibério Dinis.
Afirmou que, por agora, o município não avançará com o processo cível, dado que o investigador não voltou a colocar em causa a segurança e qualidade da água abastecida à população. “Nunca mais houve nenhuma declaração sobre a qualidade da água fornecida pela Praia Ambiente. Havendo, estamos prontos para avançar”, disse o autarca.
DI questionou Tibério Dinis sobre esta posição. Pode ser entendida como uma ameaça? “Não. A partir do momento em que há uma pessoa que faz ataques à qualidade da água, ao serviço de uma empresa, as empresas têm o direito de se defender. A Câmara Municipal da Praia da Vitória é a dona desta empresa”, frisou.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou que ia processar Félix Rodrigues em setembro de 2019, exigindo o ressarcimento dos danos patrimoniais à Praia Ambiente e dos danos não patrimoniais à Praia da Vitória.”.

Tudo isto ainda é mais coerente quando se informa que, de acordo com a mesma notícia:

“O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, anunciou, ontem, ter entregue ao Ministério da Defesa Nacional um projeto de intervenção na rede de abastecimento de água do concelho que chega a cinco milhões de euros.
Esta medida apresentada em dezembro do ano passado ao Governo da República visa permitir a desativação dos furos que neste momento estão a ser monitorizados, substituindo-os por outras fontes de abastecimento.
O investimento seria totalmente suportado pelo executivo liderado por António Costa, dado que estes furos estão a ser monitorizados devido ao problema de contaminação de solos e aquíferos no concelho.
A contaminação nasceu devido à presença militar dos Estados Unidos da América, ao longo de décadas, na Base das Lajes.
Com a intervenção, passaria a ser utilizada a nascente da Agualva, um furo junto ao Clube de Golfe e um furo explorado pelo IROA, no Cabouco do Cume, sendo substituídos os três furos atualmente monitorizados.
Tibério Dinis sublinhou que os furos que estão a ser atualmente utilizados não colocam perigo à população, dado a qualidade da água cumprir todos os parâmetros legais. “Só os encerramos se quisermos. Não há razão nenhuma para o fazer. Se for necessário, temos outra fonte de água. O objetivo é desativá-los, também porque, independentemente da questão da contaminação, estas novas fontes de água têm mais qualidade”, explicou.
Sublinha que a “água de nascente é sempre melhor”.
A intervenção seria realizada nos mesmos moldes da empreitada de adução e abastecimento de água a Santa Rita/Juncal, isto é, sem custos para a autarquia.
Tibério Dinis avançou não ter por agora uma resposta do ministério responsável pela área da Defesa. “Introduzimos esse assunto em dezembro, numa reunião. Esperamos avançar o mais breve possível, mas sabemos que é um processo que, normalmente, demora”, adiantou, questionado pelo DI à margem da Assembleia Municipal.”

Finalmente: Eu não faço bluff e direi sempre alguma coisa sobre a água da Praia, se o que tiver que dizer for pertinente.

Image may contain: meme, possible text that says 'YOU CALLED MY BLUFF WELL PLAYED SIR quickmeme.com'