porto espacial de santa maria, problemas…

Porto Espacial – O Problema
“Indústria aeroespacial está pronta, mas falta de porto atrasa crescimento”
Retirado do Jornal Económico de 24 Junho 2021
O problema : – salienta Miguel Gonçalves – está na “falta de pujança burocrática” e nas “tricas políticas” que condicionam a resposta aos desafios da indústria, em Portugal. O especialista diz que “falta agilizar muito rapidamente” todos os processos burocráticos, apontando o (desejado) Porto Espacial de Santa Maria, nos Açores, cujo concurso foi anulado e vai ser revisto (ver texto neste Especial).
Facto é que tarda uma solução, quando o sector privado da indústria procura bases espaciais na Europa. Portugal enfrenta a concorrência da Suécia, Alemanha, Itália, Escócia, Noruega, que também trabalham para criar portos espaciais.
Para Gonçalves, vence a corrida e ganha a atenção de todos quem for o primeiro a construir uma base espacial. “Gostaria muito que fosse Portugal, mas estou a ver o caso muito mal parado. Temos uma localização geográfica extraordinária, mas os outros concorrentes estão mais avançados nesse processo burocrático”, diz.”
Indústria aeroespacial está pronta, mas falta de porto atrasa crescimento
JORNALECONOMICO.SAPO.PT
Indústria aeroespacial está pronta, mas falta de porto atrasa crescimento
Indústria aeroespacial está em fase ascendente, mas produz orientada para fora do país. Base espacial está por cumprir e ‘players’ pedem consolidação de empresas nacionais. Regulação está a avançar.
2 shares
Like

Comment
Share