Porto comercial da Graciosa

Porto comercial da Graciosa com nova gare de passageiros
O porto comercial da Graciosa vai beneficiar de um reordenamento operacional que contempla uma nova gare de passageiros, de acordo com um concurso público deverá ser lançado em 2022, anunciou hoje o presidente do Governo dos Açores.
Segundo apurou a agência Lusa junto de fonte do executivo açoriano, a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, indo surgir a partir de um edifício previamente existente.
O chefe do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que visitou o porto comercial da Graciosa no âmbito de uma visita oficial à ilha, apontou a necessidade de proceder a uma “melhoria de ordenamento do porto da Graciosa, desde logo quanto à gare de passageiros, apostando-se num projeto de execução que possa estar concluído até meados de 2022, e depois proceder à respetiva adjudicação”.
Bolieiro indicou que a melhoria da operacionalidade passa também por soluções de dragagem, bem como de uma intervenção nas lajetas, que “estão desniveladas e necessitam de uma correção”, uma vez que o porto é “decisivo não só para o abastecimento à ilha mas também para o escoamento de produtos”.
O líder do executivo referiu que esta intervenção no porto da Graciosa “tem uma perspetiva potencial” face ao turismo que chega à ilha, tendo admitido que pretende candidatar o projeto a fundos comunitários, através da dona da obra, a empresa pública Portos dos Açores.
Questionado sobre as dificuldades de escoamento por parte dos produtores da Graciosa, designadamente da meloa, o líder do executivo açoriano referiu que “este é outro problema”.
Daí que se esteja a “promover um estudo relativamente à capotagem insular e ao transporte de mercadorias da Graciosa, e dos Açores, de todas as ilhas, de modo a que sirva a economia”, apontou Bolieiro.
No âmbito da sua visita oficial, o Governo dos Açores tem hoje prevista uma reunião do Conselho do Governo, um encontro com a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, a par de uma visita à aerogare da Graciosa.
Está ainda agendado um encontro com os deputados regionais eleitos pela Graciosa, para além da reunião do Conselho de Ilha.
May be an image of one or more people, people standing and body of water
Like

Comment
Share
0 comments