poesia, história, humor e literatura em Belmonte NO 35º COLÓQUIO DA LUSOFONIA

Views: 0

NOTA DE IMPRENSA 1-2022/Press Release

10/03/2022

o 20º aniversário dos colóquios da lusofonia

A Lusofonia é uma capela sistina inacabada; é comer vatapá e goiabada, um pastel de bacalhau ou cachupa, regados com a timorense tuaka ao ritmo do samba ou marrabenta; voltar a Goa com Paulo Varela Gomes, andar descalço no Bilene com as Vozes anoitecidas de Mia Couto, rever os musseques da Luuanda com Luandino Vieira, curtir a morabeza cabo-verdiana ao som De boca a barlavento de Corsino Fontes, ouvir patuá no Teatro D. Pedro IV na obra de Henrique de Senna-Fernandes, e na poesia de Camilo Pessanha; saborear a bebinca timorense em plena Areia Branca ao som das palavras de Francisco Borja da Costa e Fernando Sylvan, atravessar a açoriana Atlântida com mil e um autores telúricos, reencontrar em Salvador da Bahia a ginga africana, os sabores do mufete de especiarias da Amazónia, aprender candomblé e venerar Iemanjá, visitar as igrejas e casas coloridas de Ouro Preto, Olinda, Mariana, Paraty, Diamantina, e sentir algo que não se explica em Malaca, nos burghers do Sri Lanka, em Korlai ou no bairro dos Tugus em Jacarta. É esta a nossa lusofonia (Chrys Chrystello abril 2019)

 

Regressam os Colóquios da Lusofonia em 2021 no formato presencial

O 35º colóquio da lusofonia em Belmonte, de 9 a 12 abril 2022 vai ter poesia, história, humor e literatura, além dum roteiro cultural local e à sua história rica de criptojudaísmo.

Neste evento, organizado pela AICL ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS COLÓQUIOS DA LUSOFONIA, dois proeminentes historiadores SÉRGIO REZENDES E JOSÉ DE MELLO divulgam a História dos Açores

Uma mão cheia de escritores açorianos e Luís Filipe Sarmento preenchem várias sessões só com poesia

Luís Filipe Borges, um corisco mal-amanhado, falará disso, do humor e do mais que lhe apetecer

Pedro Paulo Câmara será o autor homenageado com a presença do decano dos poetas EDUÍNO DE JESUS e de ÁLAMO OLIVEIRA.

Ana Paula Andrade terá várias intervenções musicais divulgando o cancioneiro Açoriano

O historiador e cientista Joaquim Fernandes falará do seu último livro “Apocalipses, os fins do mundo na História de Portugal”

Isabel Rei trará o som da Guitarra galega

Da diáspora brasileira Vilca Merízio e Ronaldo Pires divulgarão a açorianidade em Santa Catarina.

Hilarino da Luz leva-nos à sua terra Cabo Verde. E á herança judaica.

Luís Gaivão encantar-nos-á com a exposição dele e de Luís Ançã “Angola, Muxima, desenho e texto”

Renato Epifânio apresenta a mais recente edição de “A Nova Águia”

Teremos ainda várias atuações musicais locais, visita a museus e mais de vinte oradores.

Todos os detalhes em https://coloquios.lusofonias.net/XXXV/tudo%20sobre%20o%20coloquio%2035.htm

 

Inscreva-se em https://coloquios.lusofonias.net/XXXV/ficha%20belmonte%202022.docx e esteja presente a celebrar o 20º aniversário dos colóquios da lusofonia.