POCINHO BARCA D’ALVA FERROVIA REATIVADA

https://www.timeout.pt/porto/pt/noticias/linha-do-douro-vai-ser-reactivada-entre-pocinho-e-barca-dalva-122821?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&cid=~porto~natsoc~facebook~echobox#Echobox=1640707657

Estação Ferroviária do Pocinho
© Nelso SilvaEstação Ferroviária do Pocinho

Linha do Douro vai ser reactivada entre Pocinho e Barca d’Alva

O troço de 28 quilómetros desde o Pocinho até à fronteira com Espanha está encerrado desde 1988 na Linha do Douro. Vai ser recuperado e reactivado.

Escrito por

Ana Patrícia Silva

Os 28 quilómetros entre Pocinho e Barca d’Alva, encerrados desde 1988 na Linha do Douro, vão ser recuperados e reactivados. O anúncio foi feito pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no decorrer das comemorações dos 20 anos do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, em Lamego.

“Vamos fazer a linha do Douro. É um desígnio deste território. Mal andariam os governos que não apoiassem o projecto”, declarou Ana Abrunhosa, citada pela TSF. A recuperação e reabertura do troço da Linha do Douro desde o Pocinho até à fronteira com Espanha tem sido reivindicada há décadas por autarcas e outras entidades. Em Março, colheu a unanimidade dos partidos políticos na Assembleia da República, que aprovaram uma resolução a dar sequência a uma petição da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, defendendo que a linha deve ser completamente modernizada entre Ermesinde e Pocinho e totalmente recuperada até Barca d’Alva.

Na ocasião, também se defendeu a reabertura de linhas como as do Tâmega, Corgo e Sabor, e foi sublinhada a necessidade de se sensibilizar o Governo espanhol para reabilitar o troço entre Vega Terrón e Salamanca. O objectivo seria ligar aquela cidade à do Porto, ambas Património Mundial da UNESCO, tendo no meio duas regiões com o mesmo estatuto: o Alto Douro Vinhateiro e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Segundo informação avançada pelo Público, a empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) está a fazer um estudo técnico para o troço Pocinho – Barca de Alva, que prevê que este “reabra com as mesmas características do resto da linha do Douro”. Isto significa que este lanço não ficará desqualificado em relação ao resto da linha, até porque se pretende que o regresso do comboio até à fronteira sirva também como pressão para que o país vizinho reabra a via-férrea de forma que se possa prosseguir, de comboio, até Salamanca.

Mais sobre o Douro:

+ As melhores coisas para fazer no Douro

+ Cinco quintas para se instalar no Douro

+ Há um novo restaurante no vale encantado do Douro

+ Douro tem um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo

+ Restaurante pop-up de Pedro Lemos no Douro continua aberto no Inverno

+ Douro Vinhateiro é um destino a não perder em 2021, segundo a Forbes

+ Time Out Douro: uma edição especial sobre o Alto Douro Vinhateiro

https://www.timeout.pt/porto/pt/noticias/linha-do-douro-vai-ser-reactivada-entre-pocinho-e-barca-dalva-122821?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&cid=~porto~natsoc~facebook~echobox#Echobox=1640707657