PLANO DE FUGA PEDRO GOMES

Views: 0

Agradeço, reconhecido, ao Telmo R. Nunes, a leitura que fez deste meu livro e a sua enorme generosidade. Muito obrigado.
May be an image of text

PLANO DE FUGA
Nunca foi usança minha escrever poesia. O respeito que lhe tenho proporcionou-me apenas o rabiscar de dois ou três poemas e qualquer um deles sem grande valor estético. Escrever sobre poesia, que me recorde, também não me atrevi, e isto porque acredito que a criação ou comentário de texto poético dever-se-ão manter exclusivos daquelas almas maiores, daqueles que sabem talhar palavras na medida exata, dispondo-as uma a seguir à outra, numa sucessão que se julga coesa e coerente, dentro do imperativo da subjetividade. Aprecio a sua leitura e gosto mais ainda de a ouvir ornada pelo talento de um bom «diseur» – e nós temo-los entre nós.
Nunca escondi a minha predileção pelo virtuosismo poético e humano do Professor Emanuel Jorge Botelho, o poeta da cidade, assim como sempre fiz questão de firmar a minha grande admiração pelo pensamento e arrojo pessoal e profissional do Pedro Gomes, meu amigo desde há anos.
Dito isto, foi com especial contentamento que li, saboreando talento em cada um dos versos, o primeiro livro de poesia do Pedro, «Plano de Fuga», que terá o seu lançamento no próximo dia 19 de julho, pelas 18h00, no Teatro Micaelense. A apresentação estará a cargo do Professor Emanuel Jorge Botelho, pelo que estão reunidos todos os requisitos para que a festa seja uma festa bonita!
“Geografias
as palavras
já não me cabem na mão
para dizer o mundo”
Ainda bem que assim se deu!
Pedro Gomes, «Plano de Fuga», Artes e Letras Editora, 2023