património de são miguel açores

May be an image of outdoorsMOSTRA EXPOSITIVA “FÁBRICA DO ÁLCOOL DA LAGOA – MEMÓRIAS DE UMA INDUSTRIA E DE UM LUGAR” PATENTE NO PASSEIO MARÍTIMO DA CIDADE
A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa-Açores, disponibiliza, desde o dia 30 de novembro, uma mostra expositiva intitulada “Fábrica do Álcool da Lagoa – memórias de uma indústria e de um lugar”, patente no extremo nascente do Passeio Marítimo da cidade de Lagoa, mais precisamente próximo ao Portinho de São Pedro.
Esta mostra, disponibilizada ao público no Dia das Cidades Educadoras, pretende dar a divulgar, numa ótica pedagógica, elementos da cidade de Lagoa, fazendo uso de uma das premissas do conceito das Cidades Educadoras, nomeadamente aprender na cidade e aprender a cidade.
Assim, com esta iniciativa, a edilidade pretende valorizar o seu património industrial, neste caso, uma indústria que iniciou a sua laboração no final do século XIX e que teve uma importância fulcral na vida económica, cultural e social da comunidade local.
Nos dez painéis expostos, o texto resulta de uma investigação, que teve, igualmente, em conta fontes orais e registos fotográficos da SINAGA, em depósito na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.
De referir que, a Fábrica do Álcool fundada em 1882, junto ao Portinho de São Pedro, foi a primeira a surgir na ilha de São Miguel e a segunda no arquipélago dos Açores. Na ocasião, foi contratada uma equipa de técnicos alemães e a maquinaria foi transportada por um navio alemão, sendo que a unidade fabril ficou a funcionar no dia 15 de outubro de 1882.
A maioria das máquinas e equipamentos eram albergados no edifício da carismática e simbólica chaminé e na torre de destilação, sendo estes espaços os que ocupavam uma maior área, derivado ao processo de transformação e à quantidade de álcool produzido.
A Fábrica do Álcool da Lagoa chegou a empregar 190 operários, durante o ano, sendo que no período de laboração o número ascendia a 240, tendo sido a maioria dos funcionários oriundos da Lagoa.
De recordar que, o Clube Operário Desportivo foi fundado por esta unidade fabril, que se destinava, na altura, unicamente aos seus funcionários, já que a Fábrica do Álcool proporcionava aos seus colaboradores atividades paralelas que lhes permitiam fazer uma pausa no trabalho diário.
Like

Comment
Share
0 comments