PATRIMÓNIO DA SINAGA

SINAGA: no mínimo, respeitem a história
.
Não é o encerramento da fábrica o que está em causa, tampouco a sua liquidação. O que, no mínimo, não se pode nem deve admitir é o completo desrespeito pela história, que ultrapassa a da própria fábrica e a do esforço empreendedor dos açorianos do século XIX: é da História dos Açores; da nossa luta em resistir nestas ilhas, da garantia da nossa subsistência, da nossa emancipação, e até a da conquista da autonomia de 1895, já que “A Fábrica do Açúcar de Santa Clara” é uma sobrevivente da “questão do álcool” e do garrote fiscal com que então Portugal nos afogou, transformada que foi de fábrica de álcool em fábrica de açúcar de beterraba, a primeira e única nos Açores e em Portugal até quase finais do século XX e tempo em que os alemães, agora via CEE, voltaram a mandar em Portugal.
Dizem, para nos enganar e amansar, “que todos os equipamentos em razoável estado de conservação estão salvaguardados pela DRC”. Imagino que sim, como se a preservação daquele património histórico se resumisse a acrescentar as coleções do Museu Carlos Machado, como outrora, com o desgraçado sucesso que se conhece, foi feito com as Locomotivas da Doca.
Como se não conhecêssemos a sensibilidade e desapego pelo lucro fácil que esta gente tem, como foi o caso da “Fábrica da Baleia nas Capelas”, sendo que na SINAGA, tratando-se de património público, nem há que recorrer à expropriação!
Sobre as propostas recebidas, informam:
“foram competitivas entre si, oferecendo quantias irrisórias”, para logo se perceber a estratégia no explícito:
“(o SRFAP) preparou que os activos da SINAGA sejam vendáveis para um período posterior e para um processo que seja compatível com a existência de mais do que um interessado”. Ora bem, a começar pela “sucata”, à socapa e apressadamente, como se vê.
Sorte a nossa.
Fosse noutra ilha e até a ruína de uma praça de touros seria candidata a património mundial!
In AO de 05 de Outubro de 2021 (revisto e acrescentado)
May be an image of outdoors
Não pode valer tudo…
1 comment
Like

Comment
Share
1 comment
All comments

  • André Pereira

    Políticos sem memória e sem história. Fosse noutra ilha e seria um museu, como é em S.Miguel é para mandar abaixo e vender por tuta e meia aos amigos da especulação imobiliária