pangim, goa

PANGIM, 174 ANOS DE CIDADANIA
Faz hoje 22 de Março de 2022, precisamente há 174 anos, quando a 22 de Março de 1843, Pangim foi declarada a capital de Goa.
Pangim (em inglês: Panjim; em concani: Ponjé; em hindi e marata: पणजी), oficialmente Panaji e antigamente chamada Nova Goa, é a capital do Estado de Goa, na Índia. É também a sede administrativa do distrito de Goa Norte e da taluca de Tisuadi.
Até ao século XVIII foi uma aldeia chamada “Taleigão”. Foi ganhando importância principalmente a partir de 1759, quando o vice-rei e governador da Índia Portuguesa Manuel de Saldanha de Albuquerque e Castro, depois 1.º Conde da Ega, ali instalou a sua residência, a 1 de Dezembro. Antes de se mudar, o vice-rei e governador remodelou a fortaleza do Idalcão, transformando-a num palácio. Tornou-se, então, na “Vila de Pangim”.
Foi então oficialmente a sede administrativa da Índia Portuguesa, em substituição da Cidade de Goa (que gradualmente passou a ser conhecida como Goa Velha), tendo então mudado de nome para “Nova Goa”.
D. Miguel I de Portugal, por decreto de 29 de setembro e carta de 9 de outubro de 1829, criou a 1.ª Condessa de Vila de Pangim D. Maria Leonor Teresa da Câmara, filha do antigo vice-rei e capitão-geral D. Manuel Maria Gonçalves Zarco da Câmara e de sua mulher D. Maria Teresa José de Jesus de Melo.
Em 9 de novembro de 1854 é criada o importante Liceu de Goa, a primeira instituição liceal das possessões portuguesas da Índia.
D. Luís I de Portugal, por decreto de 7 de junho de 1864, criou 1.º Conde de Nova Goa D. Luís Caetano de Castro e Almeida Pimentel de Sequeira e Abreu.
Quando Goa passou a ser oficialmente um estado da União Indiana, a 30 de maio de 1987, Pangim veio a ser capital estadual.
Como o resto das possessões portuguesas na Índia, a 19 de dezembro de 1961, Pangim passou a fazer parte da União Indiana, ficando como capital do território da União de Goa, Damão e Diu.
É o centro de uma zona fortemente urbanizada, posicionando-se como a terceira mais populosa cidade goesa, atrás somente de Vasco da Gama e de Margão. Tal área metropolitana tinha 114 405 habitantes em 2011.
A cidade de Pangim cobre quase a totalidade da área territorial da taluca de Tusuadi. Assim como sua taluca, situa-se ilha de Tisuadi, em um terreno pouco elevado, cercado pelas águas da baía de Mormugão, do canal Cumbarjem e do rio Mandovi.
A cidade tem uma altitude média de 7 metros e várias subdivisões administrativas como São Tomé, Fontainhas, Mala, Portais, Altinho, Cortin, Praça da Igreja, Tar (junto ao cais do ferryboat), Bazar, Japão (perto de Dom Bosco) e Boca de Vaca. Outras zonas fora do perímetro urbano são, por exemplo, Campal, Santa Inês, Chincholem, Batulem, e Pato. Além de se situar nas margens do Mandovi, o centro de Pangim é limitado por duas ribeiras (chamadas localmente pői no singular), a ribeira de Ourém a leste e a de Santa Inês a oeste.
Na figura, “Vista de Pangim, nas margens do Mandovi” (1887/87), de Horace Van Ruith(1839-1923).
May be an image of 5 people and outdoors
Like

Comment
Share