Views: 0
HOJE VÉSPERA DO 25 DE ABRIL
De cada vez que olho as fotos que chegam e as notícias sobre os tremores de terra à volta do Jardim do Museu Carlos Machado a minha angústia cresce. Que tristeza !
Li há pouco um artigo de opinião do Sr. Jornalista Tomás Quental que se admirava por não haver entre os jornalistas de Ponta Delgada quem questionasse o Governo Regional sobre esta infeliz obra uma vez que tem tão grande contestação.
Uma questão pertinente a que vou acrescentar mais algumas:
1ª- Quantos moradores e habitantes de P. Delgada, tiveram conhecimento deste projecto?
2ª Por que de uma forma inesperada e sem que desse tempo para pronunciar as palavras – isto o que é ? assistimos a uma quase acção terrorista, um verdadeiro e rápido ataque terrestre sobre um jardim Património da cidade?
3ª Quem explica a forma nebulosa em que este concurso foi feito e aceite?
4ª Onde estão os outros vários projectos se é que eles existem?
5ª Quem são os elementos do júri, e qual a sua competência para a decisão?
6ªSendo a obra da responsabilidade da Secretaria da Educação e Cultura, porquê esta prioridade:- destruir um Jardim Património da cidade para construir um subterrâneo para guardar o acervo do mesmo?
Qual o significado de Património ?
Qual o significado de Acervo?
7ª Por que durante 10 anos esteve o edifício principal junto ao Jardim fechado e hoje ainda não completamente operante; não foi o local escolhido para que nele devidamente modernizado se pudesse guardar o acervo do Museu evitando estes riscos para a segurança dos moradores e deixando intacto o Jardim? evitando estes supérfluos gastos que infelizmente serão suportados por nós e os nossos impostos..
8ª Porque não se canalizou parte desta verba para o restauro de outras obras (por explo O tecto da Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental que continua fechada com enorme prejuízo para alunos e professores) Património classificado da cidade ou entao porque de Educação se trata não apetrechar escolas com material informático tão necessário em nossos tempos
9ª Como é possível que o Governo Regional não tenha a consciência que é com estes espectáculos de desperdício, com estes desígnios de « quero posso e mando » tal como se fossem os ” Boys de Chicago” estão a dar cabo do que a minha geração trabalhou no 25 de Abril ?
10ª Será que sem uma reflexão Séria e Sóbria não estaremos a caminhar para os valores de um passado autoritário a que não queremos voltar.
11ª Será que estamos a assistir ao murchar da Democracia ?
12ª Será que vai mesmo desaparecer do nosso Vocabulário a palavra MERITOCRACIA que a meu ver não está espelhada nos responsáveis ligados a este processo da Destruicão do Jardim .
13ª Será que com exemplos como este » não ouvir o clamor dos moradores dos munícipes e dos amantes do Património da nossa terra, não estarão abertas as portas a Populismos
14ª Será que a Região Autónoma dos Açores vai ser a primeira a abandonar os valores de Abril ?
Hoje é Véspera do 25 de Abril Que valores ainda nos restam?