ORDEM DOS MÉDICOS

Views: 0

Carlos Ponte sucede a Margarida Moura na Ordem dos Médicos

Carlos Ponte apresentou-se com a única lista candidata às eleições dos órgãos dos Açores da Ordem dos Médicos que terminaram ontem, empenhado em restabelecer o diálogo com o governo.

O médico Carlos Ponte é quem vai suceder a Margarida Moura na presidência do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos.
O especialista em Ginecologia-Obstetrícia apresentou-se a eleições com a Lista H, a única nos Açores que se submeteu ao processo eleitoral que terminou ontem.
Carlos Ponte apresenta-se com o programa de ação “Juntos fazemos melhor”, afirmando fazê-lo como “um ato de cidadania”, e consciente “das grandes dificuldades com que se debatem os médicos da Região”.
Com a sua equipa, tem como objetivo “restabelecer o diálogo com o Governo Regional, numa perspetiva edificadora, mas respeitadora da missão fundamental da Ordem dos Médicos, na defesa das boas práticas no exercício da Medicina, tanto na vertente técnica como ético-deontológica, garantindo o direito dos médicos da Região Autónoma dos Açores ao seu bem-estar, paz social e dignidade, como parceiros indissociáveis na promoção da qualidade do exercício da medicina e das políticas de saúde da Região Autónoma”.
Outro objetivo mencionado no programa de ação é o reforço da “liderança médica dando a entender aos dirigentes e população em geral, que os médicos são uma peça fundamental na estrutura do nosso Sistema de Saúde, mas para que tal seja possível, estes devem sentir-se responsáveis profissionalmente, motivados, realizados e dignificados, contribuindo assim para uma melhor sociedade”.
“Auscultar a comunidade dos médicos com idoneidade reconhecida pelos seus pares, no sentido de com a sua experiência e testemunho, ajudarem na formulação de linhas de orientação consensual para a melhor resolução dos problemas dos médicos dos Açores” é outra das linhas de ação definidas.
Refere-se ainda a necessidade “fomentar a interação com a Secção Regional do Sul e o Conselho Superior da Ordem dos Médicos”, nomeadamente no sentido da “obtenção de uma resposta mais célere aos problemas que lhes colocarmos”. E destaca-se “a necessidade de apoio jurídico específico, para a resolução das questões disciplinares, bem como a participação dos colégios nos aspetos relacionados com as especialidades que representam”.
Outra meta definida no programa é “incentivar os jovens médicos, em articulação com os colégios das especialidades e as direções dos serviços onde desenvolvem o seu trabalho, no sentido de um melhor acolhimento e criação de melhores oportunidade de formação teórico-prática e de produção científica válida, pugnando sempre pela máxima equidade de acesso aos médicos de toda a região”.
E pretende-se ainda “fomentar a colaboração com a Universidade dos Açores nomeadamente com os anos básicos da licenciatura de Medicina e outras áreas da Saúde”.
Note-se que da lista ao Conselho Médico dos Açores, constam ainda como vice-presidente Maria Inês Pereira Leite, como tesoureiro Juan Gonçalves, como secretário Rui Bettencourt, e ainda a vogal Ana Luísa Silva, e os suplentes Lucinda Mendonça e António Rebelo.
A presidir à Mesa da Assembleia está Raquel Martins e ao Conselho Fiscal Maria de Fátima Bairos.
  • Paula Gouveia
in, Açoriano Oriental, 20 de Janeiro / 2023
May be an image of 1 person
70 comments
10 shares
Like

Comment
Share
View more comments
Paula Torres Santos

Admin
“[…] restabelecer o diálogo com o Governo Regional, numa perspetiva edificadora, […], na defesa das boas práticas no exercício da Medicina […]”, a julgar pelo comportamento de alguns grupos de médicos e pela conduta desta mesma ordem no ultimo an…

See more
  • Like

  • Reply
  • Share
  • 2 h
  • Edited
José Artur Jácome Corrêa

Votos de muito sucesso,no desempenho de tao honroso e difícil cargo.
  • Like

  • Reply
  • Share
  • 55 m
People are limited to comment