oleoduto fechado

ÚLTIMA HORA
BIELO-RÚSSIA FECHA OLEODUTO PARA A EUROPA
A Bielo-Rússia fechou hoje por três dias o oleoduto “Drujba” (Amizade), que leva petróleo da Rússia para uma série de países europeus.
Minsk justifica a medida pela necessidade de proceder a trabalhos de manutenção; mas no contexto da crescente crise de refugiados que há semanas se verifica na fronteira com a Polónia, a decisão do governo bielorusso surge como um sinal de que poderia recorrer à interrupção do fornecimento de energia – hoje petróleo, amanhã – gás – se o confronto com a UE, que entretanto decretou mais sanções contra Minsk, persistir.
Dada a dependência de Minsk em relação à Rússia, é totalmente improvável que Lukashenko tenha dado este passo sozinho, sem consultar Pútin.
A Rússia espera há meses que os europeus aprovem a entrada em funcionamento do NordStream 2, o novo gasoduto ao longo do fundo do Mar do Norte, que pode fornecer gás à Europa sem ter de passar por países intermédios como a Bielo-Rússia ou a Ucrânia.
Moscovo investiu entre 10 a 11 mil milhões de dólares no projeto e quer rentabilizá-lo o mais rápido possível. No entanto, os EUA, que se opuseram à construção, continuam a pressionar os europeus, agora no sentido de adiarem o mais possível ou até indefinidamente contra a entrada em funcionamento do novo gasoduto.
A decisão de fechar o “Drujba” pode assim ser lida como mais um movimento dos russos no sentido de contrariarem essa pressão americana e levarem a UE a finalmente aprovar a entrada em funcionamento do NordStream 2. CF
May be an image of map and text that says "LATVIA LITHUANIA Moscow GERMANY RUSSIA BELARUS POLAND Leipzig Prague ELUBLIS SLOVAKY UKRAINE AUSTRIA HUNGARY Omisalj TALY CROATIA MOLDOVA ROMANIA SERBIA BULGARIA"
21 comments
18 shares
Like

Comment
Share
21 comments
Most relevant