ÓBITO E. O. WILSON

Foto: Piotr Naskrecki
IN MEMORIAM DO PROFESSOR WILSON
Uma homenagem a E. O. Wilson do Parque Nacional da Gorongosa
Os membros da equipa do Projecto da Gorongosa celebram a vida e o legado de Ed Wilson, o biólogo Americano conhecido como “o Darwin moderno” que faleceu no Domingo, 26 de Dezembro de 2021 aos 92 anos, e que foi uma luz inspiradora na restauração da Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique.
O Professor E.O. Wilson no Parque Nacional da Gorongosa. (Foto de Piotr Naskrecki)
O encontro com um Ícone
Quando o Professor Edward O. Wilson chegou pela primeira vez à Gorongosa em 2011, disse-nos: “Por favor, tratem-me por Ed.” A princípio, hesitámos em ser tão informais com o homem que nós – e muitos outros – consideramos o naturalista mais importante desde Charles Darwin. Mas, apesar do seu status de ícone, Ed era um igualitário no coração, apenas um menino do Alabama (EUA) que cresceu e se tornou um dos cientistas mais famosos do mundo.
Ed foi o Professor Universitário Investigador em Entomologia (o estudo de insectos) na Universidade de Harvard (EUA) e a maior autoridade mundial em formigas. Escreveu 30 livros e mais de 300 artigos científicos, e ganhou duas vezes o Prémio Pulitzer de Não-Ficção Geral. Juntamente com uma longa lista de outros prémios e homenagens importantes, ele também recebeu a Medalha Nacional de Ciência dos Estados Unidos da América.
Ed e o Fiscal Madeira recolhendo formigas no Parque Nacional da Gorongosa. (Foto de Piotr Naskrecki)
O legado de Ed em ciência e conservação é imenso. Ele descobriu conceitos fundamentais que se tornaram a base de campos inteiramente novos: incluindo (entre outros), Sociobiologia e Biogeografia das Ilhas – esta última formalizou a única lei verdadeira em ecologia e forneceu uma base teórica para o campo da biologia da conservação. Junto com seu amigo Thomas Lovejoy, ele apresentou ao mundo o termo “biodiversidade”, que agora é uma palavra familiar.
Durante décadas, Ed foi uma das vozes líderes e mais eloquentes do mundo para a proteção da biodiversidade. No seu livro de 1992, “The Diversity of Life ”, Ed conta a história de como a vida evoluiu neste planeta, como as espécies do mundo se tornaram diversas e como esta diversidade está agora ameaçada de extinção em grande escala. No seu livro de 1993, em que cunhou o termo “Biofilia” no título, ele explorou a conexão inata que nós, humanos, sentimos com todas as outras formas de vida na Terra.
“Sempre foi o meu sonho explorar o mundo dos vivos, classificar todas as espécies e descobrir o que compõe a biosfera.”
-E.O. Wilson
Greg Carr, Presidente do Projecto da Gorongosa, acompanha Ed numa missão de recolha de formigas no Parque Nacional da Gorongosa. (Foto de Marc Stalmans)
Amado por estudantes de todo o mundo e da Universidade de Harvard, onde leccionou, Ed também foi conselheiro de muitas das mais proeminentes organizações científicas e conservacionistas do mundo. Tudo isso seria suficiente para 100 carreiras científicas de sucesso. Mas o que é mais surpreendente e admirável é que ele não parou com estas conquistas.
Nos seus últimos anos, Ed continuou a dedicar-se a educar o mundo sobre a natureza humana e a condição humana, e a preservar a diversidade biológica que tanto estimava. Foi esta missão crítica de conservação da natureza que o trouxe pela primeira vez a quase 13.000 quilómetros de Cambridge, Massachusetts, para o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, em 2011 – aos 82 anos.
Uma luz inspiradoa
O Ed visitou a Gorongosa três vezes entre 2011 e 2014 e tornou-se um farol para o Projecto de Restauração da Gorongosa. Além de efectuar a sua própria pesquisa de campo sobre insectos (especialmente as suas amadas formigas) no Parque, Ed aconselhou as nossas equipas de ciência e conservação enquanto desenvolviam planos e objectivos de restauração.
Ele foi o nosso consultor na criação do nosso laboratório de ciências, que baptizamos em sua homenagem: “O Laboratório E.O. Wilson de Biodiversidade ”. Não é apenas um lugar para conduzir pesquisas biológicas numa remota paisagem natural Africana, o laboratório é um lugar onde uma nova geração inteira de líderes conservacionistas Moçambicanos, e descendentes acadêmicos de Ed, está a ser treinada. Alguns continuam a sua investigação sobre formigas, das quais cerca de 200 espécies foram identificadas durante as suas visitas à Gorongosa.
“O Professor Wilson ampliou a sua compreensão científica da vida num amor por todas as criaturas vivas e um respeito pela dignidade de todos os seres humanos. Ele ensinou a todos nós que a autoconsciência é uma maravilha abençoada, a variedade de formas vivas é miraculosa e a adoração pela Natureza uma actividade espiritual. ”
Greg Carr, Presidente do Projecto da Gorongosa
Ed com membros das equipas de ciência e conservação do Parque Nacional da Gorongosa durante a abertura do Laboratório E.O. Wilson de Biodiversidade em 2014.
Em 2014, Ed publicou um livro sobre as suas descobertas e aventuras na Gorongosa intitulado “Uma Janela para a Eternidade: um Passeio de um Biólogo pelo Parque Nacional da Gorongosa ”. Para ilustrar o livro, Ed solicitou fotos de Piotr Naskrecki, Director Adjunto do Laboratório E.O. Wilson de Biodiversidade. Para Piotr, a colaboração no livro foi fruto de uma longa parceria profissional e amizade pessoal:
“Eu considerava o Prof. Wilson não apenas o meu herói, mentor e inspiração para toda a vida, mas também um bom amigo. Apesar das várias ordens de magnitude da sua antiguidade (em todos os sentidos da palavra), ele sempre me fez sentir que eu poderia abordá-lo a qualquer momento, com questões grandes e pequenas. A sua generosidade era ilimitada, os seus conselhos sempre valiosos, o seu espírito incomparável em optimismo. Eu sou quem eu sou e faço o que faço principalmente por causa dele. E a melhor parte é que ele exerceu esse tipo de influência em legiões inteiras de pessoas, jovens e velhos, ao longo de toda a sua carreira. O seu legado consiste não apenas numa quantidade monumental de descobertas científicas, ramos inteiramente novos das ciências biológicas e influência sem paralelo na conservação da natureza, mas, igualmente importante, nos milhões de sementes que ele plantou na mente das pessoas. Sempre carregarei a tocha da sua paixão pela vida na Terra e a busca por entendê-la e protegê-la. Perdemos um ícone e um líder, mas não o seu espírito, e o nosso laboratório e os estudantes são uma parte importante do seu legado.”
Além de livros e artigos, Ed também foi um comunicador científico incansável em filmes e programas de televisão. Durante o seu tempo na Gorongosa, apareceu em vários documentários de alto perfil, incluindo “The Guide” (da realizadora vencedora de um Óscar da Academia, Jessica Yu); “Parque da Gorongosa: Renascimento do Paraíso”, uma série de TV em 6 partes em horário nobre para a PBS e para a National Geographic; e um documentário de 90 minutos para a PBS sobre a vida e carreira de Ed chamado “Of Ants and Men”.
Na épica série da BBC “África”, Sir David Attenborough narra uma sequência em que Ed e Tonga Torcida (um dos jovens técnicos de fauna bravia do Parque) discutem como o abundante e diversificado ecossistema da vida dos insectos – “as pequenas coisas que governam a terra” – cria tremenda esperança para o futuro do Parque Nacional da Gorongosa.
“A Gorongosa é uma das grandes histórias, é inspiradora. É um belo e brilhante exemplo do que fazer com todos os nossos parques…Precisamos de um mundo de Gorongosas.”
– E.O.Wilson
Ed examina uma formiga recolhida pelo técnico de fauna bravia Tonga Torcida no Parque Nacional da Gorongosa. (Foto de Jessica Yu)
Memórias inesquecíveis
Na Gorongosa, lembramo-nos do Ed não apenas como um grande homem, mas também como um bom homem. Nós o lembramos como um cientista brilhante, mas nunca esqueceremos as suas qualidades como pessoa: a sua amizade, gentileza e cordialidade. Ele sempre foi generoso com o seu tempo, falando com qualquer pessoa do acampamento que se aproximava dele e ouvindo com atenção e entusiasmo. Ele orientou e inspirou muitos jovens cientistas Moçambicanos durante o seu tempo no Parque, incluindo Dominique Gonçalves, Gestora do Projecto de Ecologia dos Elefantes da Gorongosa, que se lembra de Ed com carinho:
“O Professor Wilson sempre foi gentil e sempre saudava um jovem Moçambicano com um sorriso e, se ele tivesse tempo, contaria uma história das suas aventuras quando ele era jovem. Manteve jovens cientistas empenhados e actualizados através dos seus livros, que autografou e enviou a estudantes e investigadores Moçambicanos onde quer que estivessem. Sempre estará no meu coração quando em 2015, longe de casa, falei numa sessão em que especialistas discutiram um tema delicado. Como a mais jovem e talvez a única pessoa local a fazer um comentário, fiquei abalada com os murmúrios da audiência, mas o Professor Wilson colocou a mão no meu ombro e disse: ‘Excelente, muito bem!’ O seu conhecimento, apoio e conselhos continuarão a perdurar nas mentes e nos corações de todos os Moçambicanos que passam pelo Laboratório E.O. Wilson no Parque Nacional da Gorongosa.”
“O grande desafio do século XXI é elevar as pessoas em todos os lugares a um padrão de vida decente, preservando o máximo possível do resto da vida.”
– E.O. Wilson
Para homenagear a contribuição de Ed para o Projecto da Gorongosa e o Parque Nacional da Gorongosa, os nossos cientistas baptizaram uma espécie de morcego recém-descoberta na Serra da Gorongosa em sua homenagem – o morcego-de-dedos-longos de Wilson (Miniopterus wilsoni). Estamos infinitamente gratos a Ed, e sempre tiraremos energia e inspiração da sua vida e legado.
O morcego-de-dedos-longos de Wilson, Miniopterus wilsoni. (Foto de Piotr Naskrecki)
Como última homenagem, Norina Vicente, uma jovem cientista Moçambicana que trabalha no Laboratório Wilson, oferece o seguinte testemunho pessoal sobre o seu herói científico:
“O Professor Edward O. Wilson foi uma inspiração para mim e para toda a nossa geração. Ouvi falar do Prof. Edward O. Wilson pela primeira vez em 2016 enquanto estava na universidade e fiquei inspirada ao ouvir sobre o trabalho que ele fez como naturalista, conservacionista e mirmecologista, especificamente no Parque Nacional da Gorongosa. Ele foi a minha inspiração para estudar formigas.
Desejo dizer ao Professor Wilson: Alguns de nós não tivemos a oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas por meio de seu reconhecido e notável trabalho estamos ligados para sempre. Continuaremos com o seu legado. As suas palavras e lições continuarão a guiar-nos e os seus conselhos iluminarão o caminho dos nossos sonhos. Onde quer que esteja, manteremos o conceito que nos deu – “Biodiversidade” – e tenha certeza de que também passaremos essa mensagem para as próximas gerações. Muito obrigado por todos os conselhos e pensamentos.
Há um tempo para ensinar e aconselhar e um tempo para descansar. Que a sua alma descanse em paz.”
“Vocês são capazes de mais do que pensam. Escolham um objetivo que vos pareça certo e esforcem-se para serem os melhores, por mais difícil que seja o caminho. Apontem alto. Comportem-se com honra. Preparem-se para ficar sozinhos às vezes e para suportar o fracasso. Persistam! O mundo precisa de tudo o que vocês podem dar.”
-E.O. Wilson
“Para o biólogo de campo, isto é o paraíso!”
Ed a fazer o que mais gostava – recolher formigas no Parque Nacional da Gorongosa. (Foto de Piotr Naskrecki)
Sobre o Projecto da Gorongosa e os Nossos Programas de Educação Científica
A investigação científica é parte integrante do plano a longo prazo para a restauração do ecossistema da Gorongosa. Um conhecimento aprofundado do ecossistema da Gorongosa irá ajudar a gestão do Parque a tomar melhores decisões sobre a sua conservação. O Laboratório E.O. Wilson de Biodiversidade foi inaugurado em Março de 2014 e colocou a Gorongosa como um dos centros de investigação mais avançados da África Austral. O Laboratório tem atraído atenção nacional, regional e internacional. Cientistas de mais de trinta instituições realizaram pesquisas no Parque, como as Universidades Eduardo Mondlane e Lúrio em Moçambique; as Universidades de Coimbra e Lisboa em Portugal; as Universidades de Oxford e Kent no Reino Unido; e as universidades de Harvard, Princeton e Berkeley nos EUA.
Uma das funções do Laboratório é dar formação à próxima geração de cientistas Moçambicanos do Parque e enviá-los a universidades para obtenção de graus avançados. Os jovens (das comunidades vizinhas ao Parque ou de escolas técnicas da região), recebem auxílio financeiro total ou parcial do Laboratório e estão a cursar universidades e institutos para carreiras como veterinários, ecologistas e técnicos de laboratório. Alguns investigadores e estudantes Moçambicanos também receberam apoio da Fundação Wilson. Foundation.
O programa de Mestrado em Biologia da Conservação na Gorongosa é ministrado inteiramente dentro do ecossistema da Gorongosa, proporcionando formação em biologia da conservação, ecologia e gestão ambiental. Os estudantes Moçambicanos aplicam os conhecimentos adquiridos nos seus cursos a projectos de pesquisa prática na área. Eles desfrutam de uma bolsa de estudos integral, generosamente financiada pelo Howard Hughes Medical Institute dos EUA.
“Vão o mais longe que puderem, [jovens cientistas]. O mundo precisa muito de vocês.”
– E.O. Wilson
Os recém-graduados Mestres em Biologia de Conservação no Parque da Gorongosa, com exemplares autografados do livro “Cartas a um Jovem Cientista” de E.O. Wilson. (Foto de Augusto Bila)
Para mais informações
“A natureza é a chave para nossa satisfação estética, intelectual, cognitiva e até espiritual.”
-E.O. Wilson
Partilhe esta “newsletter” com um amigo:
Siga-nos
Gorongosa National Park | National Road 1, District of Gorongosa, Sofala Province 00000 Mozambique
Unsubscribe adozinda.soares@gmail.com
Update Profile | Constant Contact Data Notice
Sent by newsletter@gorongosa.net