o treino dos talibãs

May be an image of 3 people, people standing and outdoors
O MÉDICO E O MONSTRO EM CABUL: AS ORIGENS DO TALIBÃ
Os trechos que vocês lerão a seguir são de, respectivamente, 1980, 1984 e 2001:
‘’ EUA enviam armas contra Cabul: O jornal norte-americano Washington Post revelou na sua edição de 15 de Fevereiro que a administração Carter está a fornecer por intermédio da CIA e a partir do Paquistão, armamento aos inimigos do regime de Cabul. Embora afirme que os envios só foram iniciados após a chegada de tropas soviéticas ao Afeganistão o jornal informa que anteriormente já era prestado auxílio aos “rebeldes” em forma de “medicamentos e material de telecomunicações”. Segundo o Washington Post, as armas, sobretudo ligeiras e anti-tanque, seriam de fabrico soviético para esconder a sua origem norte-americana e permitir que os “rebeldes” possam apresentar à opinião pública internacional armas “soviéticas” capturadas ao exército de Cabul. Noticia ainda este jornal que se encontra presentemente em Washington , onde foi recebido na Casa Branca, um dirigente ” rebelde” – Zia Khan Massry – que apresentou a factura necessária para pagar as despesas da sua ‘’causa’’ entre 20 a 40 milhões de dólares. A CIA terá já prestado informações desta operação a algumas comissões do Congresso norte-americano. ‘’ (1980)
‘’No Paquistão, funcionam cerca de 120 campos de treinamento de “combatentes pela fé”, sustentados pelos EUA, Inglaterra, Alemanha Federal e países conservadores da região. No Irã e China, também há tais campos, embora em menor número. Os assessores militares, encarregados de preparar a chamada “resistência afegã”, são norte-americanos (mais de 300), paquistaneses, egípcios, israelenses, chineses e outros. […] Em novembro de 84, calculava-se em mais de um bilhão de dólares o montante de recursos aplicados, em seis anos, pelos EUA e aliados na “guerra santa” e não-declarada contra o Afeganistão. O governo afegão, por seu turno, estimava em 700 milhões de dólares os prejuízos diretos provocados pelas hostilidades, que procuram desestabilizar o país ‘’ (1984)
‘’Nesse sentido, o caso do Afeganistão é ilustrativo. Os talibãs foram recrutados, treinados e armados no Paquistão com dinheiro e armas norte-americanos, Bin Laden inclusive. A missão que lhes atribuíra a CIA era enfrentar o regime socialista e simpatizante da União Soviética que tinha se estabelecido em Cabul. O regime talibã não teria tido como se firmar sem o apoio do exército paquistanês e dos Estados Unidos. Só que Washington desconheceu um dado importante: os talibãs tinham os seus próprios objetivos, e aceitaram a “ajuda” da CIA em função deles, não para submeter-se aos desígnios norte-americanos pelo resto da vida. ‘’ (2001) [1]
Como vocês podem perceber, a situação encontrada hoje no Afeganistão é o fruto das ações norte-americanas no país. Com o objetivo de derrubar um governo de orientação socialista apoiado pela União Soviética, o governo norte-americano, junto com seus lacaios, financiaram grupos insurgentes contrarrevolucionários. Os Mujahidin, como ficaram conhecidos, ou ‘’Guerreiros da Liberdade’, chamados assim por Ronald Reagan, eram, na verdade, combatentes ultrarreacionários contrários a qualquer tipo de modernização no país (como, por exemplo, o fim da submissão da mulher afegã às leis tradicionais e tribais). Uma dessas lideranças financiadas pelos EUA foi Osama Bin Laden (que anos depois se revoltaria contra os próprios americanos, causando o atentado de 11 de setembro).
Durante a década de 1990, alguns anos após o fim do governo socialista afegão, surgiu o grupo fundamentalista Talibã, que nada mais é do que um legado do dinheiro americano aos grupos reacionários na região. Em 2001, os EUA decidem derrubar o Talibã do poder no Afeganistão. No entanto, 20 anos depois, o Talibã consegue retomar o poder após a retirada das tropas norte-americanas.
Em resumo, os EUA, em nome da ‘’liberdade’’ (isto é, do anti-comunismo), criaram uma criatura poderosa, que foi capaz de expulsar o Urso da Sibéria de suas terras. Anos depois, o monstro se volta contra o próprio criador, tornando-se o seu inimigo número um. Muito tempo depois, quando o criador desiste de arcar com as consequências de seus atos, a sua criação volta ainda mais forte. O que talvez esse modesto criador não saiba (ou se nega a saber) é que Dr. Jekyll (EUA) e Mr. Hyde (Talibã) são a mesma pessoa.
[1] Os trechos selecionados são encontrados, respectivamente, nas edições 21, 76 e 235 da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. O primeiro trecho se encontra em português de Portugal.
Gabriel Rodrigues Farias
(Na imagem, um Mujahidin vandalizando um busto de Lênin em Cabul, 1992)
1 share
Like

Comment
Share
0 comments